Notícias
GSI, por meio da Secretaria de Coordenação de Sistemas, realizou a abertura dos Trabalhos do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência do Município de Resende
No dia 22 de fevereiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), representado pelo Secretário de Coordenação de Sistemas, Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes, presidiu a cerimônia de abertura dos trabalhos do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (COPREN/RES) - 2022, na sede da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no Rio de Janeiro. Participaram da cerimônia o Diretor Técnico do Enriquecimento Isotópico, Contra-Almirante (EN) Rogério Corrêa Borges e o Diretor de Produção de Combustível Nuclear, Sr. Márcio Adriano Coelho da Silva, ambos da Indústrias Nucleares do Brasil; o Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Sr. Ricardo Fraga Guterres, da Comissão Nacional de Energia Nuclear; e o Diretor do Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Itiro Villela Assano.
Ao centro - o Contra-Almirante Silva Gomes, SCS - à esquerda , Contra-Almirante Borges, Diretor Técnico do Enriquecimento Isotópico da INB e o CMG Assano, Diretor do DCSipron - à direita , o Sr. Ricardo Guterres, Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear e o Sr. Márcio Adriano, Diretor de Produção de Combustível Nuclear, da INB.
A cerimônia marcou o início das atividades do Copren-RES em 2022 e foi seguida de reunião com assuntos de relevância para o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), dentre eles o planejamento do Exercício Geral de Emergência e Segurança Física Nuclear de 2022, previsto para ocorrer na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), no mês de setembro de 2022.
Representantes do colegiado, por ocasião da cerimônia de abertura do Copren-Res, em frente à Fábrica de Combustível Nuclear da INB.
O Copren-RES é um dos colegiados do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), e tem a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil, sendo composto por 19 instituições, atualmente.
Vista aérea da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende –RJ