Notícias
GSI/PR recebe visita do Secretário-Executivo da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares
Em 1º de setembro de 2022, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República recebeu a visita do Secretário-Executivo da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO), Sr. Robert Floyd, sendo recepcionado pelo Secretário-Executivo Adjunto do GSI/PR, Brigadeiro do Ar (R1) Osmar Lootens Machado, e pelo Secretário de Coordenação de Sistemas, Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes .
Recepção ao Secretário-Executivo da CTBTO no Palácio do Planalto
O objetivo do Tratado (CTBT) é proibir os testes de armas nucleares ativas e monitorar possíveis explosões nucleares em todo o mundo. Ademais, visa eliminar as armas nucleares, restringindo o seu desenvolvimento e a melhoria qualitativa de armamento ou tecnologias mais avançadas. Cabe destacar que o Brasil, por meio do Decreto Legislativo nº 64, de 1998, aprovou o texto do CTBT, o qual foi concluído em Nova Iorque, em 24 de setembro de 1996.
Esse Tratado estabeleceu o Sistema de Monitoramento Internacional (IMS), composto por cerca de 300 estações de monitoração (sísmicas, hidroacústicas, de infrassom e de radionuclídeos), de forma a permitir a detecção de testes nucleares em todo o globo. Além de poder detectar eventuais testes nucleares, os dados coletados pelo IMS também podem ser utilizados por uma ampla gama de aplicações civis e científicas.
Visita do Sr. Robert Floyd ao CNAGEN
O Secretário-Executivo da CTBTO também visitou as novas instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado no anexo do Palácio do Planalto, que constitui o centro de resposta responsável pela coordenação das atividades dos Ministérios e órgãos em âmbito federal na eventualidade da ocorrência de uma situação de emergência nuclear. Na oportunidade, o Sr. Robert Floyd conheceu os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro e do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, com destaque para as atividades realizadas pelo GSI/PR, como órgão central, em consonância com o CTBT.