Notícias
Visita Técnica do Gabinete de Segurança Institucional a Setores Estratégicos no Amazonas
Nos dias 4 e 5 de novembro de 2021, o Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado , acompanhado do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Brigadeiro do Ar Claudio Wilson Saturnino Alves e assessores do GSI realizaram uma visita técnica ao estado do Amazonas, no contexto da Segurança das Infraestruturas Críticas do País.
No primeiro dia, os assessores técnicos do GSI/PR conheceram a estrutura e o funcionamento da Refinaria Isaac Sabbá, conhecida como REMAN, refinaria de Manaus, instalada à margem do Rio Negro, naquela capital Amazônica, constituindo a única refinaria na região norte do Brasil.
Área de processamento de petróleo na REMAN
A REMAN tem capacidade de processamento de 46 mil b/d, garantindo o abastecimento de combustíveis a uma área com ampla cobertura geográfica, com capacidade de processamento majoritariamente de óleos nacionais, incluindo o petróleo da província de Urucu (AM), que abastecem principalmente os mercados do Amazonas, Acre e Rondônia, sendo infraestrutura preponderante para a região.
Comitiva do GSI/PR na REMAN
No dia 5 de novembro, a comitiva deslocou-se com apoio da Petrobrás até a Província Petrolífera de Urucu, campo de petróleo e gás natural brasileiro situado no município de Coari, no interior do estado do Amazonas, a 650 km da capital Manaus, representando a maior reserva provada de petróleo e gás natural do Brasil.
Segundo a Petrobrás, Urucu é a maior bacia onshore de gás natural e a quarta em petróleo do Brasil em termos de reservas e de produção. Não obstante a dificuldade logística na Amazônia, o custo de extração de petróleo de alta qualidade e gás natural de Urucu está entre os menores do País, contanto com um conjunto de dutos que possibilitam o escoamento da produção (Gasoduto Urucu–Coari–Manaus).
A capacidade do campo responde pela produção diária de aproximadamente 1,2 tonelada de GLP, volume capaz de abastecer sete estados da região Norte e outros do Nordeste.