Notícias
I REUNIÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA NACIONAL DO IBAS
Atendendo a convite do governo da República da Índia, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou, em 25/8/2021, da I Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional do Foro Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).
Representantes do Foro Índia, Brasil e África do Sul
A reunião, realizada por videoconferência, foi aberta pelo Conselheiro de Segurança Nacional ( NSA , na sigla em inglês) da Índia, que recordou os objetivos originais do IBAS, constituído em 2003, de promover coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países.
Sob o lema “ Democracia e Demografia para o Desenvolvimento”, a presidência indiana do IBAS em 2021 buscou, com essa reunião de NSAs , identificar desafios e oportunidades de cooperação em áreas estratégicas, como o combate ao terrorismo e ao crime organizado, e a segurança no uso das tecnologias de comunicação e informação. Esteve em pauta, igualmente, a possibilidade de adensamento da cooperação marítima entre os participantes.
A delegação brasileira à reunião contou com membros do GSI/PR, Ministério da Defesa, Itamaraty, ABIN e Polícia Federal.
A delegação brasileira destacou que, apesar de geograficamente distantes, os três países compartilham vínculos desde os tempos das Grandes Navegações europeias. Aludiu a ameaças atuais nos mares, como a pirataria, a pesca ilegal e o narcotráfico. Ressaltou, ademais, a conveniência de melhor aproveitar canais e instrumentos já existentes, como a Interpol e as Adidâncias de Inteligência, para aprimorar o intercâmbio de informações sobre atividades e grupos suspeitos. Destacou, ainda, novas oportunidades de conjugação de esforços em segurança cibernética, em especial por meio do intercâmbio de informações sobre incidentes de rede e sobre iniciativas para aumentar a conscientização da sociedade sobre riscos “online”.
Ao fim dos trabalhos, a presidência indiana indicou ter identificado grande convergência entre os três países e declarou sua intenção de realizar, nos próximos meses, nova reunião de cúpula do IBAS, para aprofundar o diálogo nas áreas em que as oportunidades de cooperação revelaram-se mais promissoras.