Notícias
Programa Pangeia é lançado pela ABIN
Pangeia atuará na mitigação de armas de destruição em massa
O programa “Pangeia” foi lançado oficialmente pela ABIN na última quarta-feira – 6 de fevereiro, em solenidade realizada na sede da Agência, em Brasília/DF.
A iniciativa está sendo criada para prevenir incidentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares (QBRN). O Pangeia otimizará o papel da Atividade de Inteligência contra a ameaça das armas de destruição em massa e o uso ilegal de bens e tecnologias de uso dual.
O termo Pangeia vem do nome completo da iniciativa: “Programa de Articulação Nacional entre Governo, Empresas e Instituições Acadêmicas para a Prevenção e Mitigação do Risco de Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares Selecionados (Pangeia)”.
Parceiros
A cerimônia de lançamento contou com a participação de autoridades e profissionais das instituições parceiras da ABIN que atuarão na execução do programa. O Pangeia sistematizará as ações da ABIN com órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) e demais instituições estratégicas brasileiras.
“A ideia é que o Pangeia se torne um programa da Inteligência voltado para fora, para os parceiros. O resultado é processado na ABIN, mas volta ao parceiro na forma de conhecimentos difundidos e de reuniões de articulação”, apontou o coordenador do programa.
Lançamento do Programa na Abin
Já o diretor-adjunto da ABIN, Frank Márcio de Oliveira, reforçou a necessidade de articulação entre os representantes das instituições presentes e pontuou casos concretos em que a utilização de agentes selecionados representou risco de sabotagem ou terrorismo no país, como na Operação Hashtag. “Um dos pressupostos da Política Nacional de Inteligência (PNI) é a abrangência de nossa atuação. O Pangeia será mais um instrumento de diálogo entre as instituições”, destacou o diretor-adjunto.
“O desafio do Pangeia é hercúleo, somente a sinergia das parcerias pode minimizar esse desafio”, afirmou o secretário de Coordenação de Sistemas do GSI, contra-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho.