Notícias
Brasil Treina Forças de Segurança Presidencial de Moçambique
O sistema de segurança presidencial utilizado no Brasil é considerado uma referência internacional, o que tem chamado a atenção de diversos países. Por esta razão, em uma visita ao Brasil realizada por autoridades moçambicanas, foi solicitado ao governo brasileiro cooperação nesta área, ideia que foi bem recebida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República do Brasil.
Assim, por meio de uma iniciativa de cooperação Sul-Sul entre os governos do Brasil e de Moçambique, desenvolvida em parceria entre o GSI, a Casa Militar de Moçambique e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), 16 agentes de segurança presidencial moçambicanos participam neste mês de junho, em Brasília, de um curso de formação de agentes de segurança presidencial (pessoal e de condução de veículos).
Nesta terça-feira (20), foi realizada a cerimônia de abertura do referido curso, que tem duração de quatro semanas. A ação pretende também formar de certa maneira, entre os agentes moçambicanos, multiplicadores do conhecimento adquirido, que contribuirão com o aperfeiçoamento do sistema de segurança presidencial daquele país.
Em suas palavras, o Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI, General de Brigada Nilton José Batista Moreno Junior, ressaltou a satisfação em receber os agentes moçambicanos para esta atividade de troca de experiências, em que as forças de segurança brasileiras também aprenderão algo com eles. "Este é nosso grande objetivo, trocar experiências, o intercâmbio. Os senhores têm também muito a nos ensinar. Queremos aprender com vocês" , concluiu.
Esta ação reflete o princípio norteador da cooperação Sul-Sul brasileira – a horizontalidade nas relações - em que ambas as partes aprendem durante o processo. Para a execução da iniciativa, tanto os governos de Moçambique como do Brasil, através da ABC, contribuíram financeiramente, além do apoio de hospedagem e alimentação aos moçambicanos oferecidos pelo Colégio Militar de Brasília.