Portal Brasileiro de Dados Abertos

Publicado em 27/11/2019 14h03 Atualizado em 05/12/2019 11h26

O Portal Brasileiro de Dados Abertos é o ponto central para a busca e o acesso aos dados públicos no Brasil. Cada órgão é responsável pela catalogação no portal dados.gov.br daqueles dados que publica na Internet. A catalogação de dados no portal é realizada por pessoas dos órgãos que participam da INDA que são previamente cadastradas no portal para essa atividade. Caso deseje iniciar a catalogação de dados do seu órgão, entre em contato por meio do email: .

Transparência, participação social e melhoria dos serviços

A política brasileira de dados abertos tem como objetivos fundamentais a promoção da transparência, o engajamento na participação social, o desenvolvimento de novos e melhores serviços governamentais e o aumento da integridade pública. O fomento tecnológico com o emprego de dados abertos é o pilar principal para o desenvolvimento de governos mais abertos, efetivos e responsáveis.

Desenvolvimento colaborativo

Portal Brasileiro de Dados Abertos foi desenvolvido pela sociedade e para a sociedade. Numa ação inovadora o extinto Ministério do Planejamento liderou o desenvolvimento do portal de forma totalmente aberta com ampla participação da sociedade. Ele é a parte principal da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA (IN SLTI MP4/2012 INDA).
Como ação estratégica da política de dados abertos o governo federal está apoiando os estados e municípios na implementação de políticas locais de dados abertos. Da mesma forma, a Controladoria-Geral da União - CGU está convocando todos os órgãos da esfera federal a publicarem dados e informações na internet e catalogá-los no portal dados.gov.br.

Para formalizar a participação da sua organização na INDA, utilize o termo de adesão.
Visite o dados.gov.br e conheça o ponto central para a busca e o acesso aos dados públicos no Brasil.

Prêmios

O Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) foi vencedor do 3º Concurso Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU). A premiação foi realizada em 1º de dezembro de 2015.
O dados.gov.br foi finalista do grupo de experiências de Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria. O concurso trouxe ainda outras quatro categorias: fortalecimento dos controles internos; aprimoramento das atividades de ouvidoria; promoção da transparência ativa e/ou passiva; e aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados.
Organizado pela CGU, o Concurso de Boas Práticas premiou as três melhores práticas no Poder Executivo Federal em cada categoria. Confira a lista de finalistas da premiação.

Conheça, na íntegra, a iniciativa dados.gov.br