Notícias
PEOPLE ANALYTICS
MGI abre inscrições para o 2º Seminário de People Analytics no Setor Público
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realiza, no dia 30 de outubro, o 2º Seminário de People Analytics no Setor Público, no Auditório Celso Furtado, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A inscrição é gratuita e já está aberta, até o dia 15 de outubro, para o público que deseja participar presencialmente, através do link: https://doity.com.br/2-seminario-people-analytics . O encontro acontece das 9h às 17h e terá transmissão ao vivo pelo canal do MGI no YouTube. O seminário é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o MGI e a Fundação Lemann.
People Analytics aplica técnicas de análise de dados, estatística e tecnologia para compreender e aprimorar a gestão de pessoas. A partir da coleta e interpretação de informações sobre servidores (como desempenho, capacitação e engajamento) é possível identificar padrões, antecipar necessidades e apoiar decisões estratégicas. A metodologia vem ganhando espaço no setor público por possibilitar uma administração mais eficiente, transparente e orientada a resultados.
O evento tem como objetivo disseminar essa abordagem, compartilhando experiências e boas práticas que integrem conhecimentos e estratégias baseadas em dados e evidências para apoiar a tomada de decisão na gestão de pessoas.
Para o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, o seminário representa um marco para a modernização do Estado. “A gestão de pessoas baseada em evidências constitui um dos pilares para transformar a administração pública. O seminário significa uma oportunidade de fortalecer essa cultura e de mostrar como dados bem utilizados podem gerar impactos positivos tanto para os servidores quanto para a sociedade”, afirmou.
A diretora de Governança e Inteligência de Dados do MGI, Mirian Bittencourt, reforça a importância estratégica da prática. “Com o People Analytics é possível apoiar as áreas de gestão de pessoas na tomada de decisões estratégicas e operacionais sobre servidores e empregados públicos. Temos como objetivo melhorar a eficiência da administração, a alocação de talentos, promover o desenvolvimento e o bem-estar dos servidores, com maior entrega de serviços à sociedade”, disse.
Segundo ela, a metodologia já vem sendo aplicada em órgãos como o próprio MGI, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Participantes confirmados
O seminário contará com palestras de:
-
José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI;
-
Francisco Gaetani, secretário extraordinário para Transformação do Estado do MGI;
-
Mirian Bittencourt, diretora de Governança e Inteligência de Dados do MGI;
-
Alexandre Gomide, diretor de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap);
-
Juliana Almeida, consultora da empresa Minder People Analytics.
Serviço
2º Seminário de People Analytics no Setor Público
Quando: 30 de outubro de 2025, das 9h às 17h
Local: Auditório Celso Furtado, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)
Inscrições: gratuitas e abertas até o dia 15 de outubro através do link: https://doity.com.br/2-seminario-people-analytics
Transmissão ao vivo pelo canal do MGI no Youtube