Notícias
EDUCAÇÃO INFANTIL
FNDE participa da inauguração de creche em Porto de Moz (PA)
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou nesta terça-feira (14/10) da inauguração da Creche EMEI Nair da Silva Lessa Torres, localizada no bairro Beata, em Porto de Moz (PA). A entrega contou também com a presença do prefeito Rivaldo Salviano Campos, do secretário de Estado da Educação do Pará, Ricardo Sefer, do deputado estadual Ângelo Ferrari, do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM/PA), Sebastião César Leão Colares, e de outras autoridades locais.
Com investimento total de R$ 1,69 milhão, a creche foi retomada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na tipologia Tipo C, com capacidade para atender até 120 crianças em dois turnos ou 60 em período integral. A obra teve início em 2012 e foi retomada recentemente por meio dos esforços da prefeitura municipal e apoio do FNDE mediante o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
Durante a cerimônia, a presidente do FNDE destacou a importância da entrega para o desenvolvimento da educação infantil e para o futuro das crianças do município. “O que estamos entregando aqui não são apenas paredes, mas oportunidades de verdade para nossas crianças. Para que daqui saiam muitos engenheiros, arquitetos, médicos, desembargadores, deputados, presidentes da República”, afirmou.
Fernanda Pacobahyba ressaltou ainda o impacto que a retomada de obras representa para comunidades que aguardavam há anos por unidades educacionais. “Essa obra começou há 13 anos. Imaginem quantas crianças poderiam ter tido suas vidas impactadas se ela tivesse sido concluída no tempo certo”, lembrou.
A presidente também destacou o desempenho do Pará no processo de retomada de obras da educação. “O povo do Marajó deu um show no Brasil. A região tinha mais de cem obras paralisadas, e mais de 40 já foram entregues recentemente”, afirmou, em referência à ação simbólica realizada pelo governo federal no arquipélago do Marajó, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A entrega coletiva de 43 obras educacionais pode ser conferida neste link.
Segundo Fernanda Pacobahyba, o FNDE tem trabalhado para garantir que os recursos cheguem a todos os municípios, e reforçou o papel dos professores nesse processo. “Acreditamos na educação pública e no direito de cada criança — filho de agricultor, pescador ou seringueiro — de ter acesso a uma escola de qualidade. No centro da educação está o professor, uma salva de palmas aos nossos professores!”
Antes da cerimônia de inauguração, a presidente visitou outras obras em andamento no município: a creche do bairro Cabanagem e outras duas unidades no bairro Beata – o Centro Educacional, Esportivo e Tecnológico (CETEC) e a escola de 13 salas de aula com projeto padrão do FNDE. As visitas tiveram como objetivo acompanhar o andamento das construções e dialogar com gestores locais sobre o fortalecimento da rede de ensino municipal.