Gestão de Projetos
A gestão de projetos no FNDE visa garantir que as iniciativas estratégicas da Autarquia sejam conduzidas de forma organizada, eficiente e alinhada às prioridades institucionais. Em 2025, o modelo de gestão de projetos fortaleceu a governança, permitindo maior controle, transparência e integração entre as áreas, além de contribuir para a aplicação eficiente dos recursos públicos e para a entrega de resultados concretos à sociedade.
Atualmente, os projetos vinculados ao Plano Estratégico Institucional são:
1 – Fortalecimento da Gestão de Processos:
O projeto estratégico Fortalecimento da Gestão de Processos tem como objetivo revisar o modelo vigente e implantar o Escritório e os Núcleos de Processos de Negócios no FNDE, com a participação de todas as unidades dirigentes. Entre as entregas já realizadas estão a atualização de fluxos das áreas-meio, a avaliação de maturidade em gestão de processos — que identificou nível inicial — e a proposição de um modelo de Escritório de Processos de Negócios (EPN) alinhado às necessidades institucionais.
Atualmente, a equipe concentra esforços no mapeamento e na revisão dos processos da Autarquia, com o propósito de implementar a gestão de riscos aplicada aos processos estratégicos. Essa atuação tem como finalidade identificar vulnerabilidades, propor melhorias e estabelecer práticas que promovam maior eficiência, padronização e segurança na execução das atividades institucionais.
Para saber mais sobre a gestão de processos do FNDE, clique aqui.
2 – Fortalecimento da Gestão de Projetos:
O projeto contempla a revisão da metodologia atualmente utilizada para a gestão de projetos, com vistas a identificar pontos de melhoria, alinhar práticas às diretrizes estratégicas do FNDE e às boas práticas reconhecidas em gestão pública. A partir desse diagnóstico, será elaborada a proposição de um novo modelo de gestão de projetos, que inclui, entre suas recomendações, a criação de um Escritório de Projetos Institucional, destinado a apoiar a governança, padronizar metodologias, acompanhar resultados e fortalecer a integração entre as iniciativas estratégicas da Autarquia.
3 – Projeto Malha Fina FNDE:
Em 2020, o FNDE firmou o primeiro Acordo de Cooperação Técnica com a CGU, que resultou na criação e implementação do Malha Fina – FNDE, modelo preditivo para análise das prestações de contas. A iniciativa permitiu a homologação automática de mais de 60 mil prestações de contas nos programas PDDE, PNAE e PNATE, gerando economia de cerca de R$ 787 milhões e reduzindo o passivo histórico da Autarquia.
Considerando os avanços já obtidos, será firmado novo Acordo de Cooperação Técnica com a CGU para aprimorar o tratamento de dados e a prestação de contas dos recursos transferidos pelo FNDE. O acordo amplia a aplicação do modelo Malha Fina para transferências discricionárias e outros programas, consolidando um modelo mais moderno, transparente e preventivo de controle dos recursos públicos.
4 – Compra centralizada de ônibus para o Programa Caminho da Escola
O Governo Federal, com o apoio do MEC/FNDE, propôs a implementação de um modelo excepcional de compra centralizada de ônibus escolares no âmbito do Programa Caminho da Escola, com posterior doação aos municípios selecionados pelo PAC. A medida busca superar entraves enfrentados pelos entes federados na execução dos repasses, garantindo maior eficiência, agilidade e transparência no processo de aquisição. Com ajustes normativos e operacionais em curso, a iniciativa reforça o papel estratégico do FNDE na execução de programas educacionais e amplia a capacidade de atendimento às demandas de transporte escolar, sobretudo em regiões mais vulneráveis.