Cooperação Internacional
Apresentação
O presente Relatório de Gestão tem por objetivo apresentar as principais ações, projetos e resultados alcançados pela Assessoria de Cooperação Internacional (ASCOP) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) referentes ao terceiro trimestre de 2025, com informações consolidadas de janeiro a setembro de 2025. O documento evidencia o papel estratégico da ASCOP na interlocução com organismos internacionais, na coordenação de ações internacionais, no desenvolvimento de projetos de cooperação técnica e no assessoramento às negociações e processos internacionais de interesse institucional.
A cooperação técnica internacional (CTI) representa um importante instrumento de desenvolvimento para o FNDE, na medida em que possibilita o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas, além de promover o fortalecimento de capacidades humanas e institucionais. Tais iniciativas contribuem para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, gerando impactos estruturantes e duradouros na gestão da educação pública brasileira.
Quem somos
Instituída pelo Decreto nº 12.458, de 21 de maio de 2025, a ASCOP é composta pela própria Assessoria e pelo Serviço de Cooperação Internacional (SECOP), estruturas que asseguram a articulação com os diversos setores do FNDE, com os organismos internacionais e demais atores da cooperação. Essa integração garante coerência técnica, eficiência administrativa e alinhamento estratégico às diretrizes do órgão. A Assessoria atua em quatro frentes principais:
- proposição de ações necessários ao cumprimento de decisões de organismos internacionais;
- coordenação das ações internacionais de interesse do FNDE;
- coordenação do cumprimento de compromissos decorrentes de acordos de CTI no âmbito do FNDE, tais como a interlocução com organismos internacionais para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica; e
- assessoramento à Presidência e às Diretorias do FNDE nas negociações e processos internacionais de relevância para a Autarquia.
Revisão Substantiva do Projeto UNESCO 914BRZ1115 – “Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para monitoramento e avaliação da implementação de políticas públicas educacionais frente às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Ações Articuladas (PAR)”.
A ASCOP participou da revisão substantiva do projeto em parceria com a UNESCO e ABC/MRE, com foco na adequação das atividades e linhas orçamentárias às prioridades institucionais e aos resultados esperados. O processo de revisão buscou aprimorar a efetividade do projeto e garantir sua contribuição direta ao fortalecimento da gestão educacional e à implementação das políticas públicas sob responsabilidade do FNDE.
Projetos Executados - Síntese e Impactos Institucionais
Em relação à frente de atuação "a" supracitada, esta Assessoria ainda não recepcionou demandas em relação à temática.
Já em relação à frente de atuação "b", esta Assessoria participou de missões e eventos internacionais realizados em território brasileiro, notadamente a "Missão técnica ao Brasil: Programas de alimentação escolar implementados na Amazônia desafios e oportunidades", em Manaus (AM), no âmbito da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), e a Segunda Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, em Fortaleza (CE).
Em relação à frente de atuação "d", esta ASCOP prestou a devida assistência em solicitações pontuais e sob demanda da Presidência e das Diretorias desta Autarquia.
Por fim, em relação à frente de atuação "c", no terceiro trimestre de 2025, o FNDE, manteve em execução quatro projetos de cooperação técnica internacional, desenvolvidos em parceria com distintos organismos internacionais.
O quadro a seguir apresenta uma síntese dos projetos atualmente vigentes, contemplando informações sobre o organismo parceiro, título do projeto, valor, período de vigência e responsáveis pela execução no âmbito do FNDE. Essa sistematização busca oferecer uma visão panorâmica e integrada do portfólio de cooperação internacional:
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Organismo |
Projeto |
Título do Projeto |
Valor do Projeto |
Vigência - Início |
Vigência - Duração |
Responsáveis |
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UNESCO |
914BRZ1149 |
Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para fortalecimento e consolidação das políticas públicas de manutenção escolar como referências nacionais e internacionais em políticas públicas educacionais de excelência |
R$ 19.675.709,66 (dezenove milhões, seiscentos e setenta e cinco mil, setecentos e nove reais e sessenta e seis centavos)*. |
08/12/2021 |
48 meses |
Diretor (a) do Projeto: Fernanda Mara de Oliveira M C Pacobahyba
Coordenador (a): Tiago Marques Rubo |
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UNESCO |
914BRZ1115 |
Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para monitoramento e avaliação da implementação de políticas públicas educacionais frente às metas do Plano Nacional de Educação – PNE e o Plano de Ações Articulas – PAR |
R$ 23.141.939,44 (vinte e três milhões, cento e quarenta e um mil, novecentos e trinta e nove reais e quarenta e quatro centavos) ** |
29/12/2021 |
60 meses |
Diretor (a) do Projeto: Fernanda Mara de Oliveira M C Pacobahyba
Coordenador (a): Tiago Marques Rubo |
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OEI |
OEI/BRA/21/002 |
Melhoria da Qualidade da Educação no Brasil por meio do Fortalecimento Institucional do FNDE em seu Papel para o Alcance das Metas do PNE |
R$ 39.898.029,00 (trinta e nove milhões oitocentos e noventa e oito mil e vinte e nove reais) |
31/12/2021 |
48 meses |
Diretor (a) do Projeto: Fernanda Mara de Oliveira M C Pacobahyba
Coordenador (a): Tiago Marques Rubo |
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UNOPS |
UNOPS/24330 |
Fortalecimento da gestão em infraestrutura da educação para povos tradicionais no Brasil |
R$ 195.304.580,00 (cento e noventa e cinco milhões trezentos e quatro mil e quinhentos e oitenta reais) |
05/04/2024 |
48 meses |
Diretor (a) do Projeto: Fernanda Mara de Oliveira M C Pacobahyba
Coordenador (a): Marcio Augusto Roma Buzar |
(*) Valor totalizado após a revisão mandatária que incorporou os rendimentos de aplicação financeira apurados até janeiro de 2025.
(**) Valor totalizado após a revisão substantiva que incorporou os rendimentos de aplicação financeira apurados até maio de 2025.
Em relação aos Projetos OEI/BRA/14/004 e 914BRZ1071, relacionados à OEI e à Unesco, respectivamente, informamos que tiveram seu período de vigência encerrados ainda no ano de 2024, restando a conclusão de procedimentos relacionados à eventual devolução de recursos ao Tesouro Nacional em relação ao primeiro.
Os projetos foram elaborados contendo um contexto legal formal, definição dos objetivos, especificação dos resultados esperados e detalhamento das atividades. Após a formalização do Projeto, idealizado com a participação ativa do FNDE, ABC e Organismos Internacionais, planeja-se internamente entre as diretorias da autarquia as necessidades de contratação para a efetivação dos resultados esperados pela cooperação internacional.
Para a execução das ações do Projeto, podem ser realizadas contratações, de pessoas físicas ou jurídicas, seguindo os critérios do projeto, relacionando os produtos a serem entregues com as atividades e os objetivos enquadrados no projeto.
Após a contratação, a gestão de contratos envolve a realização dos produtos por parte do Consultor, sua entrega à área que supervisiona o trabalho, avalia e aprova o produto, ou demanda ajustes, caso percebidas necessidades de aprimoramento. A partir dos produtos, progressivamente, materializam-se os resultados e objetivos dos Projetos, que também passa por avaliações de meio termo e finais, para avaliar o nível de alcance dos objetivos propostos.
Segue abaixo arquivo com orientações para a contratação, bem como normativos publicados pelo FNDE a respeito do tema:
Manual de Orientação para Contratação de Consultoria Especializada
Portaria n° 722 de 7 de novembro de 2023
Retificação da Portaria n° 722 de 7 de novembro de 2023, publicada no D.O.U. em 05/02/2024
Retificação da Portaria n° 722 de 7 de novembro de 2023, publicada no D.O.U. em 12/03/2024
Portaria nº 794, de 16 de setembro de 2024
Portaria nº 1.063, de 4 de dezembro de 2024
Portaria nº 280, de 19 de março de 2025
Desafios Superados
A ASCOP é uma das unidades mais recentes deste FNDE. Assim, os desafios enfrentados por esta Assessoria são, em grande medida, típicos da estruturação de novas áreas: composição de equipe e sua capacitação, construção de processos, implementação de gestão do conhecimento, instituição de estrutura física e tecnológica e integração com demais áreas desta autarquia.
Durante o terceiro trimestre de 2025, a ASCOP consolidou avanços significativos na estruturação de seus processos internos e na proposição de iniciativas de cooperação internacional. Entre os principais desafios superados, destaca-se o aprimoramento da articulação interinstitucional com os organismos internacionais parceiros, bem como a adequação de fluxos e rotinas administrativas às normas internas do FNDE.
A área também enfrentou o desafio de ampliar sua capacidade técnica e operacional, o que vem sendo alcançado por meio da capacitação da equipe e da sistematização dos fluxos processuais sobre os projetos de cooperação em andamento. O esforço conjunto permitiu dar maior celeridade às tratativas de novos acordos e à revisão de projetos em execução, fortalecendo a governança das iniciativas internacionais do Fundo.
Melhoria Contínua e Inovação
A ASCOP vem adotando uma abordagem voltada à melhoria contínua da gestão de projetos e processos, com foco na eficiência, transparência e integração com as demais áreas do FNDE. Entre as ações de aprimoramento implementadas, destacam-se a aproximação com organismos internacionais e demais órgãos públicos e o mapeamento, ainda em curso, de ações internacionais realizadas em 2024, e das ações previstas para 2024 e 2025.
Além disso, a ASCOP tem buscado incorporar práticas inovadoras na gestão da cooperação internacional, como o mapeamento de oportunidades estratégicas junto a novos parceiros multilaterais e o uso de ferramentas digitais para gestão documental e monitoramento de ações. Tais iniciativas contribuem para o fortalecimento institucional da área e para o posicionamento do FNDE como referência em cooperação internacional na área de educação.
Expectativas ou Perspectivas para o 4º Trimestre de 2025
Para o próximo trimestre, a ASCOP pretende consolidar os avanços alcançados no fortalecimento da gestão da CTI e aprofundar as ações voltadas ao monitoramento e à execução dos projetos atualmente em andamento. A área seguirá empenhada em aprimorar os mecanismos de acompanhamento e avaliação das iniciativas, garantindo maior alinhamento entre os resultados obtidos e as prioridades estratégicas do FNDE.
Entre as perspectivas, destacam-se o fortalecimento da interlocução com as áreas técnicas do FNDE, a ampliação e consolidação da rede de parcerias internacionais e o aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados dos projetos de cooperação. Espera-se, assim, contribuir de forma mais efetiva para o alcance dos objetivos institucionais e para a internacionalização das políticas educacionais apoiadas pelo FNDE.