Financeiro
Apresentação
Esta subseção contém as informações relativas à atuação da Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras (CGEOF), subordinada à Diretoria Financeira (DIFIN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A área financeira é responsável pela execução orçamentária e pela gestão das disponibilidades financeiras do FNDE. As atividades englobam: emissão de notas de empenho, efetivação de transferências e pagamentos, programação e controle das disponibilidades, acompanhamento das aplicações financeiras, e gestão de contas correntes e dos acordos de cooperação técnica com as instituições bancárias parceiras.
Tais atividades são realizadas com base em normas internas e externas, principalmente as Leis e os Decretos relacionados a seguir.
- Leis:
- Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 (Normas Gerais de Direito Financeiro).
- Decretos:
- Decreto nº 7.507, de 27 de junho de 2011 (Movimentação de recursos federais transferidos).
- Decreto nº 11.531, de 16 de maio de 2023 (Convênios e contratos de repasse relativos às transferências de recursos da União, e sobre parcerias sem transferências de recursos).
- Decreto nº 12.448, de 30 de abril de 2025 (Programação orçamentária e financeira e cronograma de execução mensal de desembolso).
Além disso, a atuação da unidade se pauta conforme Instruções Normativas, Portarias do FNDE e instrumentos de cooperação (acordos de cooperação técnica e termos de ajuste de conduta).
Entregas e Resultados
As entregas e os resultados da unidade na gestão financeira nos três primeiros trimestres de 2025 foram os seguintes:
a) execução orçamentária e financeira de programas, projetos e ações educacionais;
b) elaboração da programação financeira;
c) realização de ações de controle das disponibilidades financeiras, de limites de pagamento e das aplicações financeiras do FNDE;
d) gestão de contas correntes e de acordos com instituições bancárias; e
e) celebração do Primeiro Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica nº 55/2023, celebrado com o Banco do Brasil.
Também foi dada continuidade aos projetos em andamento e houve ampliação das iniciativas de comunicação e sensibilização sobre a execução orçamentária e financeira no FNDE, com a realização de reuniões de alinhamento com as áreas gestoras da autarquia que se comunicam com a execução orçamentária e financeira, para otimização dos fluxos internos entre as áreas.
Entregas e resultados
As principais entregas e resultados da gestão financeira do FNDE nos três primeiros trimestres de 2025 foram os seguintes:
a) execução orçamentária e financeira de programas, projetos e ações educacionais;
b) elaboração da programação financeira;
c) realização de ações de controle das disponibilidades financeiras, de limites de pagamento e das aplicações financeiras do FNDE;
d) gestão de contas correntes e de acordos com instituições bancárias; e
e) celebração do Primeiro Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica nº 55/2023, celebrado com o Banco do Brasil.
Adicionalmente, foi garantida a continuidade dos projetos em andamento e a ampliação das iniciativas de comunicação e sensibilização sobre a execução orçamentária e financeira na Autarquia. Para a otimização dos fluxos internos entre as áreas, foram realizadas reuniões de alinhamento com as áreas gestoras do FNDE que interagem com o processo de execução orçamentária e financeira.
Projetos Executados
|
Projeto |
Objetivo |
Status |
Impacto |
|
OBPix |
Evolução do Sigef para pagamento via OBPix, permitindo pagamentos via Pix para pessoas físicas. |
Concluído |
Aprimoramento da gestão financeira |
|
Sigef Contratos |
Desenvolvimento sistêmico para operacionalização em lote da execução orçamentária e financeira de contratos, que atende a volumes altos, com demandas concentradas em curtos períodos e com um baixo número de servidores. |
Concluído |
Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira de contratos |
|
Parceria Contratos: Integração SIGEF - Contratos.gov (PGT-FNDE) |
Integração via API dos sistemas SIGEF e Contratos.gov para automatização da emissão de minutas de empenho e da apropriação de instrumentos de cobrança. |
Em andamento |
Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira de contratos |
Impedimentos e Desafios
Dentre os desafios presentes na gestão financeira do FNDE destacam-se a necessidade de integração entre sistemas e o aprimoramento do fluxo dos Restos a Pagar (RAP).
A integração entre o Sistema integrado de gestão Financeira (Sigef) e o Contratos.gov contribuirá para o aprimoramento da gestão orçamentária e financeira dos contratos da Autarquia por meio de melhoria na estrutura de suporta às áreas gestoras nas solicitações de empenhos e pagamentos de contratos. O projeto está em andamento, porém a sua complexidade e o seu escopo tornam o desafio mais importante e demanda maiores esforços para a sua conclusão.
Quanto ao RAP, o FNDE tem promovido a reavaliação de todo o passivo inscrito de exercícios anteriores. Esse trabalho consiste também em orientar as demais diretorias para que sejam criteriosas durante a avaliação das suas notas de empenho relativas às ações orçamentárias sob suas gestões. O objetivo, com isso, é reduzir o estoque de RAPs e evitar novas inscrições ao final de cada exercício.
Melhoria Contínua e a inovação
Um aspecto importante da execução financeira é a gestão dos restos a pagar (RAP). Nos últimos anos o FNDE tem reavaliado todo o passivo inscrito de outros exercícios e vem desenvolvendo amplo trabalho junto às áreas gestoras para que cada diretoria promova a avaliação criteriosa das notas de empenho referentes às ações orçamentárias de sua gestão, a fim de diminuir tanto o estoque de RAP, quanto as novas inscrições ao final de cada exercício.
Expectativas Futuras
Dentre as expectativas para 2026, destacam-se:
- Continuidade do projeto em andamento;
- Reorganização das unidades e otimização dos fluxos internos; e
- Conclusão da integração do Sigef com o sistema Contratos.gov.br.