Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensão
Autores
Datas de Publicação
2023-07-11
Palavras-chave
Educação Alimentar e Nutricional, Transtornos da Visão, Hortas escolares
Resumo
O desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes.
Referências
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Citação
SOARES, M. M.; KOPPER, A. G.; OLIVEIRA, L. D. de; SILVA, V. L. da; NASCIMENTO, E. R. M.; SPERB, A. S. S. Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensão. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 4, n. 08, p. 64–66, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/8-edicao/pdf/24-resumo.pdf