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Inovações Tecnológicas na Infraestrutura Educacional

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Publicado em 31/07/2025 15h37 Atualizado em 13/08/2025 10h43

Autores

  • Talita Dal'Bosco Re - Universidade do Minho, UMINHO, Portugalhttps://orcid.org/0000-0001-8684-7904
  • Davi Gonçalves - Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-5602-0356 

Datas de Publicação

2021-12-20

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6425337

Palavras-chave

Plano de Ações Articuladas (PAR), Obras Públicas, Implementação BIM, Building Information Modeling

Versão PDF

Resumo

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do Plano de Ações Articuladas, presta assistência financeira para ações de construção, ampliação e reforma de ambientes educacionais. Devido ao seu grande volume de obras pactuadas a cada ano, torna-se importante a busca por melhorias contínuas na operacionalização destes instrumentos visando a conclusão destas obras. Desta forma, entra em cena o Building Information Modeling (BIM), onde a implementação desta metodologia proporcionará uma melhor aplicação dos recursos públicos, além de transparência e controle dos gastos. Portanto, tendo como estudo de caso as obras pactuadas pela autarquia busca-se nesta pesquisa levantar dados da necessidade e propor roteiro de implementação para incentivar a adoção do BIM no FNDE.

Biografia do Autor

Talita Dal'Bosco Re, Universidade do Minho, UMINHO, Portugal

Talita Dal?Bosco Re é Engenheira Civil e Arquiteta e Urbanista, mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2020) e International Master BIM Manager pela Zigurat e Universidad de Barcelona (2020). Possui pós-graduação em MBA Executivo em Gestão Estratégica de Custos, pós-graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia e pós-graduação em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Atualmente é doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade do Minho concentrando sua linha de pesquisa na Gestão de Processos de Monitoramento de Obras com apoio da tecnologia BIM (Building Information modelling) tendo como ênfase um olhar para as obras públicas. Com mais de 15 anos de experiência profissional, atuou em atividades de elaboração de projetos, gerenciamento de obras de edifícios de multi-pavimentos, planejamento e controle de custos de obras de médio porte para o setor privado e setor público, bem como fiscalização de obras públicas. Também atuou como professora de ensino superior na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá ministrando as seguintes disciplinas: 1 - Atelier de Projeto I; 2 - Atelier de Projeto III; 3 - Instalações e Equipamentos I; 4 - Sistemas Estruturais II e na Faculdade de Engenharia Civil da Faculdade Fasipe ministrando a disciplina de Introdução à Engenharia Civil. Desde 2015 trabalha no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ? FNDE/MEC, onde atualmente atua como Coordenadora-Geral de Infraestrutura Educacional contribuindo para a melhoria da infraestrutura educacional de instituições de educação infantil e ensino fundamental do país. Em 2019, iniciou os trabalhos que conduzirá a implementação do BIM (Building Information Modelling) no FNDE. Suas linhas de pesquisa se concentram na Gestão do Processo de Obras Públicas apoiados pela metodologia BIM e Gestão Pública e Políticas Educacionais

Davi Gonçalves, Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Educação Superior de Brasília(2017). Atualmente é Técnico em Financiamento e Execução do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional.

Referências

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BRASIL. Decreto n.o 9.377 de 17 de maio de 2018. Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, 2018.

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Citação

DAL’BOSCO RE, T.; FERNANDES GONÇALVES, D. G. Inovações Tecnológicas na Infraestrutura Educacional. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 15–40, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.6425337. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/4-edicao/pdf/02-artigo-alteracoes-sem-realce.pdf

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