Notícias
Rebaixamento no nível do Taquari, na barragem de Bom Retiro do Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para rebaixamento no nível do Rio Taquari, na barragem de Bom Retiro do Sul, onde será realizada a redução da cota de montante da barragem, dos atuais 13 metros (cota normal) para 11 metros, de forma a viabilizar a execução de manutenções necessárias.
A redução ocorrerá de forma lenta e gradual, com início nesta terça-feira (5), às 19h, de modo que na manhã da quarta-feira (6), já haja condições adequadas para a realização dos serviços. Essa condição será mantida até o domingo (10), quando daremos início ao fechamento das comportas. A partir desse momento, também de forma lenta e gradual, o rio retomará a cota normal de operação, de 13 metros.
O DNIT ressalta que, durante este processo, as comportas dos vãos móveis da barragem permanecerão mais abertas que o usual, o que resultará na elevação do nível do rio a jusante. O monitoramento dos níveis do rio em cada local onde os serviços serão executados ficará a cargo dos responsáveis pelas frentes de trabalho e pontos de medição definidos para o acompanhamento.
Durante toda a operação, a cota a montante, na barragem, será mantida em 11 metros, podendo apresentar variações de aproximadamente 20 centímetros, para mais ou para menos. A recuperação do nível do rio à cota normal depende de fatores naturais, ocorrendo gradualmente, à medida que a água escoa pela bacia hidrográfica Taquari-Antas até sua confluência com o Rio Taquari.
Por fim, esta operação poderá ser suspensa ou adiada caso ocorram condições climáticas adversas, como chuvas intensas na bacia, elevação não prevista da vazão dos rios, ventos fortes ou qualquer outro evento que comprometa a segurança da operação, dos trabalhadores, das estruturas e das comunidades a montante e a jusante. Eventuais alterações operacionais ou emergências no sistema também poderão impactar o cronograma inicialmente previsto.