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Ministério da Infraestrutura apresenta para bancadas do Norte projetos aptos a receber emendas

Ministro Tarcísio de Freitas se reuniu nesta quarta-feira (23) com parlamentares federais dos estados da região
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Publicado em 23/09/2020 17h05 Atualizado em 25/11/2022 14h05
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Num cenário de restrição orçamentária, o Ministério da Infraestrutura (MInfra) está buscando viabilizar recursos para obras estratégicas no país por meio de emendas parlamentares. A estratégia, iniciada em 2019, rendeu mais de R$ 2,5 bilhões extras no orçamento deste ano, que, somados aos recursos da pasta, possibilitou a entrega de 65 obras, até agora, nas cinco regiões do Brasil. Para 2021, o plano se repete. Nesta quarta-feira (23), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas se reuniu com coordenadores das bancadas federais da região Norte. Foi o primeiro grande encontro com as bancadas regionais para pedir apoio dos parlamentares no direcionamento de emendas individuais e coletivas ao orçamento do ministério.

No encontro virtual, o ministro apresentou as principais obras previstas para os estados do Acre, Pará, Rondônia e Roraima. Amapá, Amazonas e Tocantins não tiveram representantes na reunião. Desde o ano passado, o MInfra vem priorizando, no orçamento, a retomada de obras com impacto socioeconômico local e a conclusão de empreendimentos já iniciados, além de investir na conservação e manutenção de estruturas de transporte. “Temos que aproveitar o bom momento em 2021, um ano sem eleição em que dá para fazer muita coisa de infraestrutura”, disse Tarcísio de Freitas. “De nossa parte, vamos honrar o esforço da bancada”, afirmou.

BR-319/AM - Uma obra importante para a região é a pavimentação da BR-319, que liga Manaus/AM a Porto Velho/RO. Nesta terça-feira (22), foram recebidas as propostas na licitação para a contratação das obras de repavimentação e reconstrução de 52 quilômetros na BR-319/AM, lote C (ou lote Charlie), entre o km 198 e o km 250. A reconstrução dos 52 quilômetros do lote C da rodovia vai garantir maior segurança e redução no tempo de viagem para quem passa pela região. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião.

Para o estado do Acre, as prioridades apresentadas pelo ministro da Infraestrutura são a restauração da BR-364 e da BR-317, construção do Contorno de Brasileia na BR-317 e a construção de ponte sobre o Rio Juruá na BR-364. Seriam necessários mais R$ 130 milhões em emendas para viabilizar as entregas, que contam com quase R$ 100 milhões do MInfra no PLOA 2021.

No Pará, o foco está nas obras de manutenção e construção de trechos de rodovias, como as BRs 155, 158, 163, 230, 316 e 422. O ministério busca mais R$ 330 milhões em emendas para realizar as intervenções necessárias no estado, que incluem ainda o Aeroporto de Breves e hidrovias dos rios Tapajós e Xingu.

Em Rondônia, seria preciso obter mais R$ 235 milhões para as BRs 425 e 364, incluindo adequações de travessia urbana em Ji-Paraná e Jaru, além de melhorias na hidrovia do Rio Madeira. Já em Roraima, as prioridades são as BRs 174, 401 e 432, havendo necessidade de mais R$ 108 milhões em recursos de emendas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi representado no encontro pelo diretor-executivo da Autarquia, Euclides Bandeira; pela diretora de Infraestrutura Aquaviária, Karoline Lemos; e pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

Também participaram da reunião o deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD-PA) e senador Zequinha Marinho (PSC-PA), coordenadores da bancada do Pará; deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), coordenador da bancada de Roraima; senador Sérgio Petecão (PSD-AC), coordenador da bancada do Acre; e assessor representando o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO), coordenador da bancada de Rondônia.

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

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