Notícias
VIII Encontro de Gestores Administrativos e Financeiros do DNIT reúne representantes de todo o país em Maceió
A cidade de Maceió (AL) foi palco do VIII Encontro dos Gestores Administrativos e Financeiros do DNIT (CAF), evento que reuniu profissionais de todas as regiões do Brasil para fortalecer a integração, compartilhar experiências e promover capacitação nas áreas de inovação, tecnologia, gestão e desenvolvimento humano. O evento ocorreu entre os dias 26 e 29 de agosto.
O encontro foi realizado na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Alagoas, com a presença de gestores administrativos e financeiros (CAFs), representantes de coordenações nacionais como CGLOG, CGTI, CGOR/CGOF, CGGP, além de parceiros institucionais, como o Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A programação foi cuidadosamente elaborada para proporcionar momentos de reflexão, aprendizado e troca de experiências.
No dia 26, a abertura oficial contou com uma palestra motivacional de Marlon Rossy intitulada “O Direito de Ir e Rir”, além de atividades conduzidas pela CGLOG.
O dia 27 teve foco em apresentações técnicas das coordenações CGTI, CGOR/CGOF e CGGP, com destaque para temas de planejamento e gestão de obras.
Já no dia 28, os próprios CAFs estaduais lideraram painéis temáticos, discutindo neurociência, inovação, inteligência artificial e formação de gestores.
Encerrando o evento, no dia 29, os participantes vivenciaram uma imersão cultural e ambiental em parceria com o IFAL, culminando em um almoço de confraternização às margens da Lagoa Mundaú, um dos cartões-postais de Alagoas.
Para Theonelly Teodozio, coordenador de Administração e Finanças do DNIT em Alagoas, o evento consolida a força da rede de gestores do órgão: “É o momento que temos de conhecer, unir e dar mais pertencimento aos nossos coordenadores, fazendo com que o DNIT seja mais unido, mais próximo e, com isso, levar mais benefícios para as superintendências com mais estrutura e mais entendimento de como funciona a nossa autarquia”, afirmou. “Momentos como esse são fundamentais para alinhar diretrizes, aprimorar práticas e promover a valorização de quem está na ponta, garantindo a eficiência da administração pública e o cumprimento das metas institucionais”, completou.
Já o diretor de Administração e Finanças do DNIT, Marcos de Brito, destacou o papel estratégico dos CAFs na missão do órgão. Segundo ele, os gestores administrativos e financeiros são pilares da estrutura do DNIT. “A importância desse encontro é grande. Conseguimos identificar as atividades administrativas e financeiras até agosto para assim fazer o planejamento até o final do ano de 2026. Saímos daqui com várias ideias para implementar e melhorar a Diretoria de Administração e Finanças”, afirmou.
O encontro reafirma o compromisso do DNIT com a valorização de seus profissionais e a busca constante por excelência na gestão pública, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e cooperação entre os diversos elos que compõem a autarquia em nível nacional.