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Pavimentação da BR-316 no Estado de Alagoas prevê sete novas pontes

A obra está sendo realizada nos municípios de Mata Grande e Canapi
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Publicado em 25/10/2017 16h37
Aplicação do asfalto na BR316-AL

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa, desde novembro de 2016, a implantação e pavimentação da BR-316/AL. A obra compreende cerca de 47 km entre a ponte do rio Moxotó, na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, e o distrito de Carié, na intersecção com a BR-423/AL. O Governo Federal investe aproximadamente 60 milhões de reais na rodovia.

O alto investimento resultará em uma das mais modernas rodovias e com padrão superior de qualidade quando comparada com outras estradas de tráfego semelhante no estado. A rodovia terá largura total de 12,6 metros, com faixa de rolamento de 3,60 m e acostamento de 2,5 m, além de um sistema de drenagem completo, com bueiros, sarjetas, valetas, meio-fio e drenos. Para proporcionar maior segurança, as curvas são suaves e com sinalização que seguirá o padrão BR-Legal. AplicaodoasfaltonaBR316AL2.JPG

A obra prevê a implantação de sete novas pontes, todas com acostamento e passeios para pedestres. No valor total do empreendimento, há uma quantia também destinada à recuperação ambiental, que é supervisionada pela Universidade Federal de Viçosa, instituição contratada pelo DNIT para fazer a Gestão Ambiental da BR-316/AL.

A camada de rolamento utilizada é o Tratamento Superficial Duplo (TSD) com a aplicação final de banho diluído, de emulsão asfáltica, para aumentar sua durabilidade. De acordo com estudos realizados, essa é a solução ideal para o tráfego esperado na região, que é, em sua maioria, feita por veículos de pequeno porte e/ou leves, e, portanto, com baixo fluxo de transportes de cargas pesadas – quando comparado a outras rodovias. O DNIT poderá atuar para modificar a estrutura da camada final do pavimento se, ao longo do tempo, o tráfego aumentar mais que o esperado na região.

Contudo, a pavimentação não é composta apenas pela camada de revestimento; ela se inicia antes, na etapa de execução das camadas inferiores, a sub-base e a base. Inicialmente, o planejado eram camadas de 15 cm de espessura, cada - agora estão sendo implantadas com 7 cm a mais, ou seja, com 22 cm. Nos pavimentos asfálticos, as camadas de sub-base e base são de grande importância estrutural.

O material utilizado para a base e sub-base é arenoso de alta qualidade e possui uma resistência elevada se comparada com materiais de outras regiões, devido, principalmente, à oportuna ausência de argila mineral em sua composição. A BR-316/AL tem um conjunto estrutural - incluindo sub-base, base e a camada de rolamento - mais robusto e, portanto, suporta um trânsito superior ao esperado para a região.

AplicaodoasfaltonaBR316AL3.JPG O DNIT também atua para que a obra siga com os padrões exigidos, acompanhando os serviços e realizando ensaios para o devido controle de qualidade. Por exemplo, sempre que um serviço não atingir o padrão necessário, a empresa responsável não será remunerada até promover as devidas correções. Cabe ressaltar que uma obra só é recebida e aceita pelo DNIT caso atenda todos os parâmetros funcionais, estruturais e de segurança normatizados pelo próprio órgão.

Como chegar

De Maceió, o acesso ao trecho em obra pode ser feito pela própria BR-316/AL, percorrendo aproximadamente 235 km até o entroncamento com a BR-423/AL, na localidade de Carié. A rodovia BR-316/AL é o principal eixo transversal leste - oeste de Alagoas, com uma extensão de 287,12 km.

25/10/2017

ASCOM/DNIT/AL- Gestão Ambiental

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