Notícias
Parceria entre DNIT e Codemar avança com protocolo para hidrovia em Maricá, no Rio de Janeiro
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (11), no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Codemar, firmaram protocolo de intenções visando Termo de Cooperação Técnica para a elaboração de estudos e projetos voltados à implantação de uma hidrovia e de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro.
O acordo prevê a realização de Estudo de Viabilidade, estudos ambientais para obtenção da Licença Prévia (LP), além da elaboração dos projetos básico e executivo. A iniciativa busca ampliar a oferta de modais de transporte na cidade, promovendo maior integração à mobilidade urbana e impulsionando o desenvolvimento econômico local.
A parceria tem como objetivo transformar o Complexo Lagunar Maricá-Guarapina, com mais de 34 km² de extensão, em uma rota de transporte aquaviário eficiente e integrada. A maior parte do complexo está localizada em Maricá, com uma pequena área em Niterói.
A implantação da hidrovia em Maricá tem como objetivo melhorar o acesso entre bairros, reduzir o tempo de deslocamento da população e aliviar o fluxo de veículos nas vias terrestres. Alinhada aos projetos em andamento pela prefeitura, a iniciativa representa uma alternativa sustentável para atender às demandas crescentes de mobilidade urbana.
Durante o encontro, representantes do DNIT - integrantes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) e da Superintendência Regional do Estado do Rio de Janeiro (SRE/RJ) - ressaltaram o potencial da proposta para fortalecer a integração entre os modais de transporte e contribuir com soluções logísticas inovadoras para a região.