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Obras entre União da Vitória e São Mateus do Sul, na BR-476/PR, seguem com microfresagem e nova camada asfáltica

As obras de manutenção foram iniciadas em janeiro e os investimentos do Governo Federal passam dos R$ 83 milhões
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Publicado em 09/04/2025 17h04
BR 476 PR (2).jpg

No Paraná, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com as obras de recuperação e manutenção de 81 quilômetros da BR-476/PR, entre os municípios de União da Vitória e São Mateus do Sul. Os serviços fazem parte do Programa CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias), que prevê um investimento de mais de R$ 83 milhões para o trecho.

As obras foram iniciadas em 14 de janeiro de 2025, com a limpeza de trechos e intervenções emergenciais no pavimento. Desde março, as frentes de trabalho concentram-se na correção das irregularidades mais críticas da pista, com base em critérios técnicos de severidade e funcionalidade, visando a segurança e a trafegabilidade.

Atualmente, os serviços em execução incluem microfresagem, remendos profundos e fresagem da camada superficial do pavimento, seguidos da aplicação de nova camada de concreto asfáltico em grande parte da rodovia. Posteriormente, será executado o microrevestimento .

Entre os serviços previstos no contrato estão:

Na pista de rolamento:
•    Remendos profundos nos pontos críticos;
•    Fresagem contínua e descontínua;
•    Reperfilagem e aplicação de nova camada de concreto asfáltico com espessuras variáveis de 5 cm a 8 cm;
•    Microrevestimento asfáltico em toda a extensão da pista.


Nos acostamentos:
•    Reperfilagem, fresagem e microrevestimento com nova camada de asfalto ao longo de todo o trecho.


Na drenagem:
•    Construção e recomposição de meios-fios, sarjetas, entradas e descidas d'água, além de implantação de drenos para garantir o escoamento adequado das águas pluviais.


Obras complementares:
•    Manutenção de Obras de Arte Especiais (OAE), com recomposição de guarda-corpos e enrocamentos;
•    Manutenção da sinalização horizontal e vertical;
•    Conservação rotineira da faixa de domínio, incluindo roçada e limpeza de dispositivos de drenagem.


O contrato possui vigência de cinco anos, sendo que os dois primeiros concentram as obras de restauração e os três seguintes, os serviços de manutenção. Todas as ações fazem parte de um planejamento técnico elaborado com base nas necessidades do segmento, com o objetivo de aumentar a durabilidade das estruturas rodoviárias e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da BR-476/PR.

Embora não haja previsão de duplicação ou implantação de terceira faixa no trecho, as intervenções atuais visam assegurar melhores condições de tráfego e reduzir o número de acidentes no segmento.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Paraná
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