Notícias
Iniciada concretagem do primeiro mastro da Ponte do Xingu, na BR-230/PA
Os serviços de construção da ponte sobre o Rio Xingu, no km 571 da BR-230/PA, a Transamazônica, estão avançando. Atualmente o empreendimento, que vai fazer a conexão entre os municípios de Anapu e Vitória do Xingu, está com 35% dos serviços concluídos. E, nesta semana, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciaram a concretagem do primeiro mastro da travessia, que será estaiada.
Serão executados dois mastros com 100 metros de altura cada um. A concretagem do primeiro mastro iniciou nesta quarta-feira (28) e deve levar cerca de 20 dias úteis para ser finalizada. Para dar forma ao mastro serão utilizados cerca de 1,8 mil metros cúbicos de concretos. Os mastros ou torres têm a finalidade de ancorar os cabos de aço (estais) que sustentam o tabuleiro da ponte.
Em paralelo, seguem em andamento demais serviços de construção da ponte como fundações, blocos, pilares e os encontros da ponte com a rodovia.
Empreendimento - Com investimento aproximado de R$ 375 milhões, valor contemplado no Novo PAC, quando concluída a ponte terá 700 metros de extensão, garantindo uma melhora significativa na logística da BR-230, uma vez que atualmente a travessia do Rio Xingu é realizada por balsa.