Notícias
DNIT recebe Prêmio AVANTT 2025 por contribuição ao setor de transportes terrestres
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi homenageado na última quarta-feira (12) com o Prêmio AVANTT 2025, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A autarquia recebeu o reconhecimento na categoria Mérito Institucional pela iniciativa da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF) para a formulação de um novo marco delimitador das faixas de domínio das ferrovias.
O prêmio foi recebido pelo diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, José Eduardo Guidi. Durante a cerimônia, o diretor agradeceu o empenho de todos os colaboradores da DIF e ressaltou: “A iniciativa se trata de uma política pública com potencial não apenas de viabilizar ativos de bilhões que hoje estão imbrincados em um emaranhado de normas que precisam evoluir, mas principalmente o de possibilitar grande impacto socioambiental para inúmeras comunidades que margeiam as ferrovias.”
Guidi destacou que a iniciativa do DNIT para a definição das faixas de domínio ferroviárias reúne atores como a Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministério Público Federal (MPF), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviárias (ANTF), além da própria ANTT.
A terceira edição do Prêmio AVANTT teve como objetivo destacar as melhores práticas e ações de servidores, colaboradores e autoridades, que contribuem significativamente para o setor regulado e fiscalizado pela Agência.
A ANTT agraciou, além dos destaques por Mérito Funcional e Mérito Institucional, equipes de trabalho e unidades organizacionais por meio da seleção de projetos que contribuíram para a disseminação de melhores práticas e alcance dos objetivos estratégicos da Agência com o Prêmio por Excelência Funcional.