Notícias
Meio Ambiente
DNIT realiza o I Workshop do ECOSISTEMA e reforça a integração da gestão ambiental
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2026, o I Workshop do ECOSISTEMA, com o objetivo de fortalecer a integração entre as equipes técnicas das Superintendências Regionais, gestores ambientais e fiscais de contratos da Autarquia, além de alinhar procedimentos e diretrizes voltadas à gestão ambiental dos empreendimentos de infraestrutura de transportes.
Promovido pela Coordenação-Geral de Meio Ambiente, a iniciativa está alinhada às diretrizes do planejamento estratégico do DNIT e teve como foco o ECOSISTEMA, ferramenta instituída pela Instrução Normativa nº 20/2025, destinada à sistematização das informações ambientais e ao apoio à gestão dos contratos de Gestão Ambiental.
A programação contemplou a discussão de fluxos operacionais, diretrizes técnicas e boas práticas relacionadas à gestão e ao monitoramento ambiental, com ênfase na consolidação da entrada em operação do ECOSISTEMA enquanto ferramenta estruturante da gestão ambiental e elemento central para a integração, padronização e análise qualificada de dados ambientais.
Na abertura do workshop, o Diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, destacou a relevância estratégica do ECOSISTEMA para o aprimoramento dos processos institucionais e para o fortalecimento do planejamento de médio e longo prazo do DNIT.
“O ECOSISTEMA constitui um instrumento estratégico para a padronização, organização e análise das informações ambientais, contribuindo para o aumento da eficiência dos processos institucionais. Sua consolidação é fundamental para assegurar a continuidade das ações previstas no nosso planejamento plurianual”, afirmou.
Ao longo do encontro, os participantes conheceram as funcionalidades do sistema e receberam orientações quanto à inserção qualificada de dados, além de contribuir com propostas voltadas ao aprimoramento contínuo da ferramenta, em um processo colaborativo entre as áreas técnicas envolvidas.
A programação incluiu apresentações técnicas sobre a aplicação do sistema na execução e na análise de programas ambientais, como o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água (PMQA), os Programas de Fauna, o Programa de Supressão da Vegetação, o Programa de Supervisão Ambiental e demais instrumentos de acompanhamento ambiental.
O Coordenador-Geral de Meio Ambiente, João Felipe Lemos Cunha, ressaltou a importância do alinhamento técnico entre as áreas e o papel do ECOSISTEMA como ferramenta estruturante da governança ambiental no âmbito do DNIT.
“A integração entre as equipes técnicas e a padronização de procedimentos são fundamentais para o fortalecimento da governança ambiental. O ECOSISTEMA foi desenvolvido como um instrumento de apoio à gestão, com o objetivo de otimizar fluxos de trabalho, qualificar os processos de acompanhamento ambiental e assegurar maior consistência, rastreabilidade e confiabilidade às informações ambientais produzidas pela nossa Autarquia”, destacou.
Na oportunidade também foi abordada a intenção do DNIT em firmar parceria com o IBAMA referente ao Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade (SISBia/IBAMA) o que possibilitará integração entre as ferramentas.
O workshop foi encerrado com a apresentação das perspectivas de evolução da ferramenta e do planejamento das ações de capacitação, sendo reafirmado o compromisso da Diretoria de Planejamento e Pesquisa com o fortalecimento da gestão ambiental e a inovação tecnológica.
#inovação #ferramenta #ambiental #sistema
