Notícias
DNIT promove 2º Workshop de Integridade e Corregedoria no MS
Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou o 2º Workshop “Integridade e Corregedoria: Boas Práticas e Desafios”, na Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu servidores das áreas de integridade, corregedoria e ouvidoria de mais de 20 Superintendências, abrangendo todas as regiões do país.
Durante os três dias de programação, os participantes debateram temas relevantes como saúde mental, assédio moral e sexual, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inteligência artificial, ética, corregedoria e integridade. A programação contou com palestras e oficinas práticas, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da cultura de integridade na autarquia.
Entre os destaques do primeiro dia, estiveram as palestras “Ética e Integridade Pública no Processo de Tomada de Decisão”, ministrada por Sandro Trescastro Bergue, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e Doutor em Administração, e “Tratamento de denúncias pela Ouvidoria do DNIT: Como acionar adequadamente as instâncias de Integridade”, apresentada por Ebert Gustavo Ribeiro, Ouvidor do DNIT.
A programação seguiu com painéis temáticos conduzidos por especialistas de instituições como a Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal, Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), entre outros órgãos da Administração Pública.
O objetivo do workshop foi fortalecer a ética, a governança e o combate à corrupção, além de capacitar e integrar os servidores que atuam nas setoriais de integridade, ética e corregedoria, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
Para o Corregedor do DNIT, Arthur Kelsen de Oliveira Macêdo, o evento foi um sucesso. “Foi uma oportunidade ímpar de tirar dúvidas e fazer networking, por meio da troca de conhecimentos entre profissionais que atuam na mesma área. Acredito que conseguimos cumprir com êxito mais uma ação prevista no Plano de Integridade da autarquia, fortalecendo a disseminação dos valores éticos entre os servidores e aprimorando o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos”, destacou.
A Coordenadora-Geral de Integridade, Lídia Lopes Martins, apontou que o 2º Workshop foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências sobre integridade pública, ética, atuação correcional e prevenção ao assédio, reforçando o papel dos agentes de integridade e servidores das comissões disciplinares na consolidação da cultura de integridade no DNIT. Ela também ressaltou que o apoio da Diretoria-Geral e da Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul foi essencial para o sucesso do evento.

- 2º Workshop de Integridade e Corregedoria no MS