Notícias
DNIT participa de simpósio para debater gestão da água frente às mudanças climáticas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Projetos, participou do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Considerado o maior evento da área na América Latina, o encontro foi realizado no Centro de Exposições de Carapina, em Serra (ES).
Entre domingo (23) e sexta-feira (28), especialistas, pesquisadores, gestores públicos, profissionais do setor produtivo e estudantes debateram temas como reflorestamento, segurança de barragens, qualidade da água e os efeitos das mudanças climáticas.
As mesas-redondas abordaram assuntos como segurança hídrica, governança, atuação de hidrólogos em situações de desastre, impactos das mudanças climáticas no sistema elétrico e integração entre bacias hidrográficas e zonas costeiras, reforçando a necessidade de unir diferentes setores diante dos desafios atuais relacionados aos recursos hídricos no país.
Representando o DNIT, o analista de infraestrutura da Superintendência do Espírito Santo e que atua na análise de projetos de hidrologia e drenagem da CGDESP, Renan Ribeiro Guzzo, participou da mesa-redonda “Práticas hidrológicas e hidráulicas para o projeto, operação e manutenção de rodovias”, na qual apresentou os desafios da drenagem rodoviária, as melhorias necessárias nos normativos da autarquia e os estudos realizados com modelos hidrodinâmicos bidimensionais
Em um cenário marcado pelas mudanças climáticas, a reunião de especialistas de todo o Brasil é essencial para ampliar soluções, fortalecer políticas públicas e promover uma gestão mais resiliente da água – recurso fundamental para o desenvolvimento e para a vida.
A participação no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos reforça o compromisso do DNIT com a modernização dos normativos vigentes e com a melhoria contínua dos estudos hidrológicos e dos projetos de drenagem da infraestrutura de transportes.