Notícias
DNIT participa da abertura das Câmaras Temáticas do Contran
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve presente, nesta quarta-feira (27), na cerimônia que deu início ao novo ciclo das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o evento aconteceu no Ministério dos Transportes e apresentou os membros coordenadores das seis Câmaras que atuarão no biênio 2025–2027.

- Câmara temática
A instalação dos colegiados marca o início de uma nova fase de assessoramento técnico às decisões do Contran, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito.
Participaram da abertura representantes das Superintendências Regionais do DNIT dos estados do Pará, Sergipe e São Paulo, além do coordenador de Multas e Educação para o Trânsito, Julio Pellizzon. Segundo ele, o DNIT está comprometido em colaborar ativamente com os debates promovidos pelas Câmaras Temáticas, com especial atenção à área de educação para o trânsito. Pellizzon destacou que a presença da autarquia reforça seu papel estratégico na implementação do Pnatrans em todo o território nacional.
A diretora de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento, também destacou o papel das Câmaras como instâncias técnicas essenciais na construção de políticas públicas baseadas em evidências. “As Câmaras Temáticas têm papel estratégico para garantir que as políticas públicas de trânsito estejam fundamentadas em dados, conhecimento técnico e na diversidade regional e institucional do país”, afirmou.
Esses colegiados são instrumentos importantes para o fortalecimento da governança técnica do trânsito no Brasil. Suas atividades estão diretamente conectadas às metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021–2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o compromisso do país com a redução da violência viária.
Com sua participação nesse novo ciclo, o DNIT renova seu compromisso com a segurança viária, a integração entre os entes federativos e a construção coletiva de soluções que tornem o trânsito mais seguro, eficiente e humano. Essa atuação está alinhada aos esforços do Governo Federal em promover políticas públicas que fortaleçam a educação, a cidadania e a proteção à vida nas vias brasileiras.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.

- Abertura das Câmaras Temáticas do Contran