Notícias
DNIT lança primeiro Caderno Técnico para valorizar experiências e boas práticas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lança nesta terça-feira (23) uma publicação voltada à valorização do conhecimento prático gerado no dia a dia da autarquia com o objetivo de compartilhar experiências, estudos de caso, relatos de implementação de programas, artigos de opinião e aprendizados reunidos pelos servidores em suas rotinas de trabalho. A publicação técnico-profissional será divulgada em edições especiais, de forma periódica e servirá de espaço para a divulgação de conhecimentos na área de infraestrutura de transportes.
O diretor do Departamento de Planejamento e Pesquisa da autarquia, Luiz Guilherme Rodrigues De Mello, explica que o Caderno Técnico surgiu da necessidade de dar visibilidade à atuação do DNIT. “É para compartilhar aquilo que a gente faz no dia a dia, os desafios, as soluções, os projetos que deram certo, e, por que não também aquilo que não deu tão certo, mas que virou aprendizado”, afirma.
De acordo com o Coordenador-Geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), Luiz Heleno Albuquerque Filho, a proposta do Caderno Técnico é diferente da Revista ENINFRA, que tem o foco mais acadêmico. “A intenção é dar visibilidade a práticas bem-sucedidas, soluções aplicadas e aprendizados acumulados no dia a dia. É uma forma de reconhecer o conhecimento produzido internamente e, ao mesmo tempo, promover a inovação e o aprimoramento da nossa atuação institucional”, destaca.
Já para Galileu Silva Santos, Coordenador de Estudos e Pesquisas do IPR, a criação da nova publicação representa um passo importante para ampliar os canais dentro da autarquia. “Com estrutura mais prática e flexível, o Caderno abre espaço para divulgar experiências profissionais, ampliando o alcance e a diversidade do nosso acervo”.