Notícias
DNIT faz levantamento da condição superficial da malha rodoviária
Os serviços permitirão a atualização do banco de dados utilizado no planejamento dos investimentos no setor
Publicado em
16/06/2010 10h35
Atualizado em
25/05/2015 07h46
Os serviços permitirão a atualização do banco de dados utilizado no planejamento dos investimentos no setor
O Diretor Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, assinou, na última semana, contrato para execução dos serviços técnicos de Levantamento Visual Contínuo (LVC) e de irregularidades (IRI). O objetivo do LVC é avaliar e quantificar o nível de defeitos da pista e o do levantamento de irregularidades dos pavimentos é obter um índice (IRI) que serve como referência para medir o conforto do usuário na via.
O levantamento será feito durante 18 meses em toda a malha rodoviária sob responsabilidade do DNIT. Para maior agilidade na obtenção das informações de campo, os trabalhos ocorrerão simultaneamente em quatro lotes. Inicialmente, será realizado um breve período para treinamento das equipes e calibração dos veículos e equipamentos.
Vai ser possível identificar defeitos e características das pistas que, depois, serão traduzidos em índices descritivos da condição superficial dos pavimentos. Ao todo, serão realizados dois ciclos de levantamentos de seis meses intercalados por um período intermediário de igual duração.
Este trabalho, realizado pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT – DPP, visa desenvolver um sistema de gerência de pavimentos mais moderno e ágil que possibilite o embasamento técnico necessário às tomadas de decisões estratégicas no setor de infraestrutura nacional.
16/06/2010
ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT