Notícias
DNIT contribui para a construção do Programa Nacional de Segurança de Motociclistas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contribuiu para os debates da Oficina Técnica para Elaboração do Programa Nacional de Segurança de Motociclistas, promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nos dias 9 e 10 de junho, em Brasília (DF), reforçando a participação da autarquia na formulação de políticas públicas voltadas à segurança viária.
A iniciativa reuniu representantes de órgãos públicos, especialistas e entidades ligadas à segurança viária para debater diretrizes e ações que irão subsidiar a formulação de uma estratégia nacional voltada à proteção dos motociclistas, um dos grupos mais vulneráveis no trânsito brasileiro.
Representando o DNIT, o coordenador de Multas e Educação para o Trânsito substituto (CMET) e chefe do Serviço de Operações Terrestres, Leonardo Domingos, integrou os grupos de trabalho responsáveis pela elaboração de recomendações para o futuro programa nacional, contribuindo com a visão e a experiência da autarquia em segurança viária.
“Os motociclistas estão entre os usuários mais vulneráveis das vias. Por isso, é fundamental que as políticas públicas sejam construídas de forma colaborativa, com base em evidências e na experiência dos diversos órgãos que atuam na segurança viária. A inserção do DNIT, como órgão executivo rodoviário da União, nesse processo é essencial para qualificar a tomada de decisões e subsidiar medidas efetivas de enfrentamento ao aumento dos sinistros e das mortes envolvendo motociclistas”, destacou Leonardo Domingues.
Durante os encontros, foram discutidas medidas relacionadas à formação e capacitação de condutores, comunicação, educação para o trânsito, fiscalização, infraestrutura e gestão da segurança viária. As contribuições apresentadas pelos participantes servirão de base para a elaboração do Programa Nacional de Segurança de Motociclistas, iniciativa coordenada pela Senatran.
A participação do DNIT na oficina técnica reforça a importância da educação para o trânsito como instrumento permanente de prevenção e redução da violência viária. Alinhada aos princípios da Política Nacional de Trânsito (PNATRANS) e ao compromisso institucional com a preservação da vida, a atuação da autarquia contribui para o desenvolvimento de políticas públicas integradas, capazes de enfrentar os desafios relacionados à segurança dos motociclistas e promover a redução de mortes e lesões no trânsito.
No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas.