Notícias
DNIT conclui Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFSC
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebrou nesta sexta-feira (7), a conclusão do um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A parceria, desenvolvida sob a gestão da Coordenação-Geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), teve, como objetivo, avançar na pesquisa sobre o comportamento viscoelástico linear das misturas asfálticas e sua influência no dimensionamento de pavimentos rodoviários sob carregamento dinâmico, com ênfase na metodologia francesa.
É um tema estratégico para o país, pois contribui diretamente para a modernização das metodologias de projeto, superando práticas empíricas ainda utilizadas e nos aproximando de modelos racionais, baseados em princípios físicos e matemáticos.
No âmbito do TED, foram desenvolvidas ações fundamentais como a adaptação e modernização dos laboratórios do LabTrans, em Florianópolis, e do LDTPav, em Joinville, com aquisição de equipamentos de ponta que permitiram a realização de estudos reológicos e mecânicos para compreender a fadiga e a deformação permanente de misturas asfálticas, a avaliação de parâmetros críticos para formulação de misturas e dimensionamento de pavimentos, considerando temperatura, frequência e solicitação dinâmica e a consequente aplicação dos resultados em rotinas numéricas, utilizando ferramentas como Viscouroute e Medina.
O TED é um instrumento de descentralização de créditos entre órgãos e/ou entidades integrantes do Governo Federal. A colaboração da Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) e do IPR com a Universidade permite a execução de programas, projetos e pesquisas na área de infraestrutura rodoviária e ferroviária.
Tag: TED
Universidade Federal de Santa Catarina

- Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFSC