Notícias
DNIT celebra Dia do Servidor Público
“Eles fazem o Brasil andar, chegar e se conectar”. É com esse slogan que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebrou, nesta terça-feira (27), o Dia do Servidor Público. O evento, que homenageou aqueles que transformam projetos em resultados, aproximam pessoas, impulsionam o desenvolvimento e fortalecem a integração do país, foi realizado no Auditório Térreo da sede da autarquia, em Brasília (DF), e contou com a presença de cerca de 300 servidores e colaboradores.
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro. A data celebra o início da organização formal e da regulamentação dos direitos e deveres dos funcionários públicos no país, além de homenagear o trabalho e a dedicação dos profissionais que atuam nas repartições públicas. O dia foi formalizado nacionalmente em 1943 e consolidado com a Lei nº 8.112/1990.
Além dos servidores, estiveram presentes os diretores da autarquia. Em seu discurso, o diretor-executivo Carlos Barros ressaltou que o momento é uma oportunidade de reconhecimento das equipes. “Celebrar esse dia é reconhecer o valor do trabalho coletivo. São pessoas que planejam, executam, fiscalizam, organizam, orientam e encontram soluções para os desafios. Ser servidor público é assumir um compromisso com a sociedade”, afirmou.
O diretor de Infraestrutura Aquaviária, Edme Tavares, propôs uma reflexão sobre o alcance do trabalho realizado pela autarquia. “Quantas pessoas nós ajudamos sem conhecer seus rostos? Quantas pessoas melhoraram de vida por meio das nossas ações? Talvez as pessoas não saibam os nossos nomes, mas nós fazemos parte da história delas”, destacou.
Já o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Mello, destacou a qualidade das ações do DNIT. “Nosso trabalho nos faz ser respeitados perante a Esplanada e os organismos de controle, pois o realizamos com seriedade e profundidade. Quero parabenizar todos os servidores e fico muito feliz em também ser servidor do DNIT”, declarou.
A programação contou com a palestra de Murilo Gun, empresário, comediante e educador, que abordou o tema “Criatividade e coragem para se reinventar”. Entre as várias reflexões apresentadas ao público, uma delas tratou da criatividade como a aplicação da imaginação para resolver problemas dentro e fora do ambiente de trabalho.
O evento também contou com uma atividade de meditação voltada ao cuidado com a saúde mental, ao bem-estar, à inteligência emocional e à qualidade de vida no ambiente corporativo. A atividade foi conduzida pelo especialista em Gestão de Pessoas, Mindfulness e Comunicação Não Violenta, Breno Brício.

