Notícias
DNIT avança em cooperação para implantação de empreendimentos aquaviários na Laguna de Araruama (RJ)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu reunião técnica com representantes da Prefeitura de Iguaba Grande e secretários municipais da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, com foco na implantação de empreendimentos aquaviários na Laguna de Araruama.

- Laguna de Araruama
Realizado na segunda-feira (17), o encontro resultou no alinhamento dos pontos finais para a celebração de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que prevê a instalação de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) e a criação de novas rotas hidroviárias interligando essas estruturas. A iniciativa beneficiará diretamente os seis municípios do entorno: Araruama, Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
O ACT contemplará a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), além do Projeto Básico e Executivo, e dos estudos ambientais necessários para a obtenção da Licença Prévia.
Reconhecida como a maior laguna hipersalina permanente do mundo, a Laguna de Araruama possui aproximadamente 220 km² de área e volume estimado em cerca de 630 milhões de m³ de água, configurando-se como um importante patrimônio natural e estratégico para o desenvolvimento da navegação regional.