Notícias
DNIT atualiza Mapa Estratégico
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) revisou seu Mapa Estratégico, estendendo o período de vigência para 2023-2027. A atualização fortalece a visão de futuro da instituição e garante melhor alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) e o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do Ministério dos Transportes, contribuindo para uma integração mais eficiente entre as estratégias de planejamento das instituições.
A autarquia adota um planejamento mais estruturado e alinhado às demandas atuais, reafirmando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência na gestão da infraestrutura de transportes.
Inovação como valor institucional
O Mapa Estratégico revisado amplia o rol de valores institucionais, incorporando Melhoria Contínua e Inovação. A inovação, como eixo transversal das ações do DNIT, ganha destaque e reforça o comprometimento da instituição na busca por novas soluções, criativas e tecnológicas, voltadas ao aprimoramento contínuo dos processos e serviços.
Qualidade com mais rigor técnico
O conceito de qualidade foi ampliado para qualidade técnica nos estudos, projetos, serviços e obras, evidenciando a necessidade do rigor técnico para a garantia da excelência na infraestrutura de transportes do país.
Sustentabilidade além da gestão ambiental
Outra mudança relevante diz respeito à sustentabilidade. O conceito foi expandido para abranger não apenas a gestão ambiental na administração pública, mas também a promoção de uma infraestrutura de transportes sustentável e resiliente às mudanças climáticas. A nova abordagem reforça o posicionamento da autarquia na busca por soluções que conciliem desenvolvimento, preservação ambiental e responsabilidade social.
Governança de dados
O objetivo estratégico voltado ao fortalecimento da governança foi reformulado para enfatizar a governança institucional e de dados. Alinhado à integridade e à gestão estratégica e de riscos, o novo direcionamento reforça a adoção de uma gestão orientada por dados, que assegure a acessibilidade e a confiabilidade das informações, defina padrões de segurança e responsabilidades, fortalecendo os mecanismos de controle e a eficiência nos processos institucionais.
Acesse aqui e confira as atualizações no Mapa Estratégico do DNIT.