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FISCALIZAÇÃO
DNIT atua para implantar mais dois postos de pesagem em rodovias de Goiás
Com a finalidade de preservar o pavimento das rodovias sob sua administração, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está implantando dois postos de pesagem no estado de Goiás. Na BR-158/GO, em Bom Jardim de Goiás, está em execução a instalação de um Posto de Pesagem Misto (PPM) e, na BR-020/GO, *em Flores de Goiás*, ocorre a implantação de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF).
Está previsto para 2026 o início das operações do PPM, em instalação no km 38 da BR-158/GO. A estrutura em implantação adota um modelo que combina características dos dois sistemas anteriormente utilizados pela autarquia: os Postos Fixos (PIAFs) e as Unidades Móveis Operacionais (UMOs). Quando concluído, o PPM ampliará a capacidade de monitoramento e tornará a fiscalização mais eficiente e automatizada na rodovia.
Atualmente, Goiás já conta com um PPM em operação, localizado no km 12 da BR-020/GO, em Formosa. Em apenas 60 dias de funcionamento, o posto fiscalizou 1.830 caminhões.
*PIAF –* O DNIT também executa a implantação de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF) na BR-020/GO, no km 120, dentro do Plano Nacional de Pesagem. A obra está em andamento e conta com investimento aproximado de R$ 15 milhões. Esse modelo de pesagem de veículos de carga e de transporte de passageiros proporciona maior fluidez ao trânsito, ao reduzir a necessidade de parada dos veículos que trafegam dentro do limite legal de peso.
*UMO –* Além disso, uma Unidade Móvel Operacional (UMO), atualmente em operação em Formosa, futuramente poderá atuar de forma itinerante em outros pontos da malha rodoviária de Goiás e do Distrito Federal, por meio da integração ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Os postos de pesagem desempenham papel fundamental na preservação das rodovias, ao impedir que veículos trafeguem com excesso de carga — prática que aumenta significativamente os danos ao pavimento. Com menor deterioração, reduz-se a necessidade de obras de recuperação, o que diminui intervenções, consumo de materiais e impactos ambientais.
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