Notícias
DNIT assina Termo de Execução Descentralizada com a UFG
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou, na última segunda-feira (19), um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para desenvolver uma pesquisa sobre os efeitos do clima no comportamento dos pavimentos rodoviários.
A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) em conjunto com o Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), busca compreender melhor como fatores como chuva, períodos de seca e variações de umidade afetam os solos utilizados na construção das rodovias. Essas condições podem influenciar diretamente a durabilidade dos pavimentos e seu desempenho ao longo do tempo.
Com a parceria firmada, o projeto prevê o desenvolvimento de ferramentas computacionais voltadas para a análise do módulo de resiliência e da deformação permanente, cujos resultados poderão ser integrados como um novo módulo no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Além disso, essa parceria contribui diretamente para o avanço das pesquisas na área e proporciona aos futuros profissionais um embasamento teórico sólido sobre a temática, resultando na formação de um corpo técnico cada vez mais qualificado.
O coordenador titular do TED, Professor Doutor Gilson Gitirana, destacou a importância da celebração do convênio com o DNIT, ressaltando que a UFG é referência nacional em solos não saturados e tem tradição na área de pavimentos. "Receber essa missão do DNIT é um grande privilégio e um reconhecimento das nossas habilidades. O convênio segue uma linha lógica de aperfeiçoamento do MeDiNa, e a próxima etapa eleita pelo DNIT é a incorporação do efeito do clima", afirmou.
Para a reitora da Universidade Federal de Goiás, Professora Sandramara Matias Chaves, a assinatura é extremamente importante por demonstrar a compreensão do DNIT sobre a importância da ciência, da pesquisa e da universidade e de seus profissionais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. "Com certeza esse convênio trará frutos que repercutirão em benefício da própria população do estado de Goiás, do país, e fará avançar no que diz respeito às demandas e às necessidades do DNIT", destacou.
O diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, reforçou que a parceria é fundamental para a melhoria dos projetos de pavimentação. "Essa parceria está especificamente focada na interferência do clima no desempenho do pavimento. Vamos estudar, nos próximos cinco anos, e aprimorar nossa metodologia para que a gente consiga ter melhores projetos e, consequentemente, entregar melhores pavimentos para o usuário de todo o país", ressaltou.
A doutoranda em Geotecnia e técnica do laboratório da UFG, Lara Batista, que irá atuar diretamente no TED, destacou que o projeto trará avanços significativos para o laboratório, com a aquisição de equipamentos, investimento em novas áreas de pesquisa e concessão de bolsas para atrair novos pesquisadores. "Além de tudo isso, vamos conseguir ter um diálogo direto com os objetivos práticos do DNIT. A universidade está aqui para isso, para melhorar essa comunicação e para que essas pesquisas estejam alinhadas com os avanços que a gente quer ver no Brasil como um todo".