Notícias
3º Workshop de Ouvidoria foca em transparência e aperfeiçoamento
Ética, transparência e melhoria contínua pautam o 3º Workshop de Ouvidoria do DNIT, iniciado na manhã desta quarta-feira (27), no auditório térreo da Sede. O evento, que se estende por dois dias, reúne autoridades e representantes de ouvidorias de todo o país, promovendo debates sobre comunicação, ética e qualidade no serviço público.
O primeiro dia abordou o tema "comunicação e relacionamento com o cidadão”. Na abertura, o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, destacou em mensagem em vídeo: “A Ouvidoria é o nosso grande ponto de ligação com a sociedade. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência ativa e com a Lei de Acesso à Informação, fundamentais para o trabalho dessa instância de integridade.”
A ouvidora-geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, ministrou a palestra “A voz que transforma: ouvidoria e cidadania”, enfatizando a importância da escuta como valor público essencial. “Quando o Estado ouve, ele aprende, melhora e se reconecta com seu propósito maior: servir as pessoas”, afirmou.
O Ouvidor do DNIT, Ebert Gustavo Ribeiro, reforçou a relevância do canal de atendimento: “a ouvidoria tem esse papel essencial de identificar o que não está funcionando e transformar em oportunidade de melhoria.”

- Ouvidor do DNIT, Ebert Gustavo Ribeiro
A programação incluiu ainda palestra do auditor da CGU e idealizador da plataforma Fala.BR, Paulo Guimarães, sobre a ouvidoria como atividade finalística essencial, e oficina de linguagem simples com a consultora Patrícia Roedel.
O segundo dia terá quatro palestras sobre comunicação assertiva e empática, tratamento de denúncias, análise de dados da instância de integridade e os desafios da LAI em conjunto com a LGPD.
O Workshop reforça o papel estratégico da Ouvidoria como canal de diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, contribuindo para uma gestão mais transparente, democrática e responsável.