Notícias
Sul de Minas I e Sul e Minas II
Ministério da Defesa e Governo de Minas Gerais realizam cerimônia de lançamento oficial do Projeto Rondon

- Cerimônia de Lançamento das Operações Sul de Minas I e Sul de Minas II
Nessa segunda-feira, 25 de novembro, às 15h, no salão de honra do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, foi realizada a cerimônia de lançamento oficial das atividades do Projeto Rondon no Estado de Minas Gerais. Durante o ato oficial, foram assinados acordos de adesão entre o Ministério da Defesa, que é coordenador do Projeto Rondon, o Governo do Estado de Minas Gerais e 24 municípios mineiros onde serão realizadas as oficinas do Projeto Rondon.
A assinatura dos acordos firma o compromisso entre o Ministério e o Governo Estadual na realização da Operação "SUL DE MINAS I” e “SUL DE MINAS II” que acontecerão em janeiro e fevereiro de 2025 e contarão com a participação de 504 (professores e estudantes universitários de Minas e do Brasil). Neste período, estudantes de Instituições de Ensino Superior capacitarão a comunidade local por meio de projetos que contribuam com o desenvolvimento da cidadania dos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
A cerimônia contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Oswaldo Gomes dos Reis Júnior, representando o Ministro de Defesa e do Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, além dos prefeitos dos municípios selecionados.
Projeto Rondon- O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.
Projeto Rondon em Minas Gerais- No Estado de Minas Gerais, o Projeto Rondon iniciou as atividades em 2005, com a Operação Minas Gerais. Desde então, já foram realizadas mais sete operações: Centenário da Comissão Rondon em 2007; Salinas e Norte de Minas/ Montes Claros em 2008; Verão em 2009, Operação Catopê em 2014; Operação Rondon Minas Gerais em 2022 e, em 2024 foi realizada a Operação Onça Cabocla.
Em 2025, pela primeira vez, as Operações do Rondon acontecerão no Sul de Minas e as equipes de Rondonistas atuarão em duas Operações totalizando 24 municípios atendidos. A Operação “SUL DE MINAS I” será realizada nos municípios de Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Lambari, Heliodora, Gonçalves, Jesuânia, Marmelópolis, Piranguinho, São José do Alegre e Sapucaí-Mirim. Já a Operação “SUL DE MINAS II” atenderá os seguintes municípios de Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Senador Amaral, Senador José Bento e Toledo.
Por: MARÍLIA MILHOMEN