Ministério da Defesa Promove Palestra e Lança Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
Brasília, 23 de junho de 2025 – No dia 17 de junho de 2025, o Ministério da Defesa sediou, em uma terça-feira, a palestra "Assédio e Discriminação: Mecanismos de prevenção, enfrentamento e estratégias para construção de ambientes seguros e inclusivos", um evento de grande relevância para o aprimoramento do ambiente de trabalho na instituição. Realizada pela Assessoria Especial de Integridade e Segurança da Informação (AESPI) e pela Comissão de Ética Setorial, a iniciativa reuniu 155 participantes no auditório do prédio principal do Ministério, na Esplanada dos Ministérios.
A palestra foi ministrada pela Dra. Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal desde 2015 e servidora pública com 27 anos de experiência. Reconhecida por sua atuação incisiva em prol da equidade de gênero e raça, combate e prevenção ao assédio, e erradicação da violência contra a mulher no cenário público federal, a Dra. Ilana compartilhou sua vasta experiência e os sucessos alcançados no Senado. Entre os exemplos práticos, destacou o Programa de assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica em decorrência de violência doméstica, idealizado por ela, que influenciou mudanças na Nova Lei de Licitações e Contratações do Brasil e na criação do Decreto Governamental 11.430, de 8 de março de 2023, que estabelece cotas para mulheres vítimas de violência em contratos da administração pública federal.
O principal objetivo do evento foi conscientizar, qualificar e fortalecer o conhecimento dos agentes públicos do Ministério da Defesa sobre a importância de combater e prevenir o assédio e a discriminação nos espaços institucionais. Durante a apresentação, a Dra. Ilana Trombka abordou os protocolos para casos de assédio, expôs experiências e campanhas bem-sucedidas do Senado sobre o tema, e apresentou casos práticos, enriquecendo o debate com informações valiosas.
A adesão ao evento foi considerada excelente, contando com a participação de 76 militares, 69 servidores civis, 8 funcionários terceirizados e 2 estagiários. A presença do Chefe de Gabinete do Ministro e de outras autoridades demonstrou o firme comprometimento e apoio da alta administração do Ministério da Defesa com a pauta.
Lançamento de Plano Setorial e Materiais Informativos
A ocasião também marcou o lançamento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Ministério da Defesa. O plano, que visa a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 11 de junho de 2025, por meio da Portaria nº 2.517, de 5 de junho de 2025.
Complementando o lançamento, foram distribuídos materiais informativos em formato de cartilhas, produzidos pela Unidade Correcional, Ouvidoria e Comissão de Ética do Ministério. Para incentivar ainda mais a participação e o engajamento, houve o sorteio de exemplares do Guia Lilás da Controladoria-Geral da União (CGU), um recurso importante para a disseminação de informações sobre prevenção e combate ao assédio e discriminação
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Defesa com a promoção de um ambiente de trabalho ético, respeitoso e livre de todas as formas de assédio e discriminação.