Notícias
INTERNACIONAL
CVM participa de Conferência Global de Gestão de Ativos 2025 (ALFI) em painel com Brasil em destaque
Velloso integrou o painel Brazil in the spotlight, que abordou o mercado brasileiro de gestão de ativos, colocando em pauta o cenário atual do Brasil, bem como tendências e perspectivas futuras, além do potencial de crescimento da região e as oportunidades para os investidores.
O debate também contou com a participação da coordenadora de representação internacional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Ana Flávia Lopes, e moderação da chefe de atendimento ao cliente e gestão de relacionamento do State Street Bank International GmbH de Luxemburgo, Fatiha Charti.
"A palestra sobre o Brasil foi um dos pontos altos do evento, com destaque para as novidades regulatórias apresentadas. Em especial, as oportunidades de investimento no exterior proporcionadas pela Resolução CVM 175, a desburocratização para indivíduos estrangeiros investirem diretamente no Brasil, trazida pela Resolução Conjunta 13 BACEN/CVM, além da norma definitiva para os Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO), estabelecida pela Resolução CVM 214."
Marco Antonio Velloso, Superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da CVM.
Reunião com reguladores europeus
Além da conferência, o Superintendente da SIN representou a CVM em encontro em Paris, junto à Associação Francesa de Gestão (AFG), que reúne profissionais de gestão de ativos. Alguns dos pontos debatidos foram:
- Crescimento do número de investidores, chegando agora a 60 milhões de contas de investimento.
- Novo marco regulatório, simplificando os investimentos estrangeiros de entrada e saída.
- Proteção aos investidores e medidas de transparência de taxas.
- Aumento do apetite por produtos de investimento da União Europeia, incluindo ETFs em todos os segmentos de clientes.
"Foi uma troca muito construtiva, abrindo canal de diálogo e oportunidades junto à Associação Francesa de Gestão", destacou Velloso.
Saiba mais sobre o evento
A conferência anual em Luxemburgo reúne profissionais de fundos do mundo todo para discutir os mais recentes desenvolvimentos no âmbito de regulação e mercado com os seus pares e partilhar as melhores práticas para conduzir os negócios, com foco no crescimento sustentável.
Dentre os temas debatidos, estiveram inteligência artificial e o futuro dos investimentos alternativos, oportunidades e riscos da dívida privada e governança corporativa e reforma regulatória.

