Notícias
CONVÊNIO
Colegiado da CVM aprova renovação de acordos de cooperação com BID e ABDE para dar continuidade ao LAB
O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, em reunião realizada em 4/11/2025, a renovação dos acordos de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
O LAB nasceu em 2017 fruto de uma parceria entre CVM, BID e ABDE. No mesmo ano, CVM e ABDE celebraram um primeiro acordo de cooperação, com prazo de 5 anos, tendo em vista a convergência de propósitos em temas relacionados a finanças sustentáveis. Em 2021, CVM e BID também firmaram acordo de cooperação com o objetivo de apoiar a organização e implementação do LAB. Em fevereiro de 2025, foi assinado o 1º aditamento do acordo com o BID para, entre outras atualizações, prorrogar sua vigência até 14/11/2025.
Aditivo entre CVM e BID
O intuito do 2º aditamento é a prorrogação da vigência do acordo de cooperação e a atualização dos projetos vinculados como fontes de recursos financeiros para a manutenção das atividades do LAB. Além disso, propõe-se:
- Novo plano de trabalho: conforme as necessidades identificadas para o período
- Atualização dos projetos contemplados
- Aprimoramento e adequação da redação de algumas cláusulas (sem alteração material)
A duração deste acordo entre CVM e BID será de 3 anos. Sua extensão abrange o período de execução do plano de trabalho associado, permitindo a continuidade das ações conjuntas e o aprofundamento das iniciativas desenvolvidas pelo LAB até novembro de 2030.
Acordo entre CVM e ABDE
O objetivo dessa nova parceria é aproveitar o sucesso do LAB e incluir outros objetivos de interesse mútuo das instituições, em relação à disseminação de conhecimento, como:
- Promoção de soluções financeiras inovadoras
- Consolidação do mercado de capitais e integração com as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFD's)
- Promoção de ações inclusivas e com impacto social
A duração deste acordo entre CVM e ABDE será de 5 anos, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo.
Sobre o LAB
O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) é um fórum de interação multisetorial, que reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis no Brasil.
A CVM é um dos membros fundadores do LAB, ao lado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Em 2020, o LAB foi aceito como membro do FC4S (Financial Centres for Sustainability), seleto grupo de membros ligados à ONU Meio Ambiente, onde também foi selecionado para integrar o steering group dessa rede, cabendo à CVM representar o LAB nesse grupo.
Em 2025, pelo quarto ano seguido, o LAB foi reconhecido pela Global Finance Magazine, na categoria Laboratórios de Desenvolvimento Econômico, por sua excelência em inovação financeira.