Notícias
ORIENTAÇÃO AO MERCADO
Área técnica da CVM divulga aprimoramento no Sistema E-Net
A Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publica hoje, 29/10/2025, o Ofício Circular CVM/SEP 6/2025. O objetivo informar às companhias abertas e estrangeiras registradas sobre aprimoramento implementado no Sistema Empresas.Net, que estará disponível a partir de 10/11/2025.
A medida está alinhada aos esforços da CVM de aperfeiçoar suas ferramentas de tecnologia, visando promover melhorias no funcionamento do mercado de capitais e na interação com a Autarquia. Vale relembrar que, em julho deste ano, a área técnica divulgou as últimas atualizações que já tinham sido implementadas no sistema (Ofício Circular CVM/SEP 3/2025).
O que é o Sistema Empresas.Net?
O Sistema Empresas.Net é um programa que deve ser utilizado pelas companhias registradas ou que pretendam se registrar na CVM para gerar e enviar os Formulários Cadastral, de Referência, ITR e DFP à CVM e à B3, no caso de companhias listadas nos mercados por ela administrados.
Novidade implementada
- Formulário de Referência (FRE):
- Campo "Remuneração reconhecida do controlador/controlada" passa a ser estruturado: estará disponível a partir de 10/11/2025, mas seu preenchimento será obrigatório a partir do FRE de 2026.
Dúvidas
Instalação, utilização e funcionamento do Sistema Empresas.NET, bem como relato de problemas ou dificuldades no envio de documentos, entrar em contato com a Superintendência de Emissores da B3:
- Telefone: (11) 2565- 5063
- E-mail: emissores.empresas@b3.com.br.
a) Atendimento Normal: dias úteis (8h às 20h), pelo e-mail ou telefone.
b) Plantão de Atendimento: dias úteis (após às 20h) ou fins de semana e feriados, exclusivamente pelo e-mail.
Atenção: as questões recebidas após as 20h dos dias úteis e em finais de semana e feriados serão tratadas após as 8h do dia útil seguinte, exceto as relacionadas à disponibilidade do sistema para o recebimento de informações, as quais serão tratadas imediatamente.
Mais informações
Acesse o Ofício Circular CVM/SEP 6/2025.