Notícias
CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Inscrições para a 4ª turma de pós-graduação em Privacidade e Segurança da Informação começam em 16 de junho
As inscrições para a 4ª turma de pós-graduação em Privacidade e Segurança da Informação começam na próxima segunda-feira (16/6). Essa especialização é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de capacitar gestores e servidores públicos que atuam nos cerca de 250 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 8 de julho.
“A capacitação de gestores e servidores públicos em privacidade e segurança da informação é fundamental para ampliar a resiliência dos diversos sistemas da Administração Pública Federal”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Assim, convido todos os interessados a se inscreverem nessa pós-graduação, lembrando que as vagas são limitadas”, complementa.
Ao todo, serão selecionadas 30 pessoas para participarem da especialização, que será virtual. As vagas serão divididas da seguinte forma:
- 23 vagas para ampla concorrência, considerando o limite de uma vaga por órgão, dentro desse sistema de vagas.
- Seis vagas para Sistema de Política de Ações Afirmativas para negros(as), considerando o limite de uma vaga por órgão, dentro desse sistema de vagas.
- Uma vaga para Sistema de Reserva de Vagas para Pessoas com Deficiência.
Além dessas, o processo de seleção também prevê duas vagas adicionais:
- Uma vaga adicional para Sistema de Política de Ações Afirmativas para indígenas.
- Uma vaga adicional para Sistema de Política de Ações Afirmativas para quilombolas.
A capacitação é uma das iniciativas do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) da Secretaria de Governo Digital (SGD). Lançado em março de 2023, o PPSI é um conjunto de ações voltadas à melhoria do grau de maturidade e resiliência dos órgãos e entidades integrantes do SISP.
Entre as linhas de atuação do programa estão a governança (normas, políticas e gestão de riscos), metodologia (guias e modelos), maturidade (autoavaliação e planos de trabalho), tecnologia (detecção, análise e resposta a incidentes cibernéticos) e pessoas (captação, capacitação e retenção de talentos).
CEPS GOV.BR
No âmbito do PPSI, uma das iniciativas é o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR). A proposta desse centro é promover a cultura de privacidade e segurança da informação por meio de capacitações. No último ano, mais de 17 mil pessoas foram formadas por ações do CEPS GOV.BR.
Mais informações sobre a capacitação podem ser acessadas no portal da UnB.