Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
Saúde com Ciência completa 2 anos de atuação
Foto: Ministério da Saúde
O enfrentamento à desinformação em saúde salva vidas, valoriza a ciência e melhora o entendimento dos processos sociais e a confiança da população nas políticas públicas. É neste contexto que o programa Saúde com Ciência celebra, no mês de outubro, dois anos de criação.
A iniciativa interministerial é uma das principais ferramentas de promoção da integridade da informação na área da saúde. Para mitigar os efeitos negativos da desinformação, em especial no contexto das vacinas e das ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a iniciativa atua em diversas frentes.
Redes sociais
Quem vê a logomarca do Saúde com Ciência em postagens nas redes sociais do Ministério da Saúde, já sabe que o conteúdo é sobre desinformação. Com textos explicativos e dados verificados, baseados na ciência, as publicações trazem temas variados para explicar para a população o que é fato e o que é fake.
Ao longo de dois anos, o programa já levou à população, por meio das redes sociais Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e Kwai, informação confiável sobre narrativas enganosas espalhadas em grupos de mensageria e redes sociais.
Veja alguns exemplos de alertas de publicados nas redes sociais que viralizaram:
- paracetamol não causa autismo
- vacinação infantil é segura
- o que você precisa saber sobre os casos de bebidas adulteradas com metanol
- odontologia biológica não é recomendada
- tomar vacina da gripe não causa gripe
Além disso, o programa também atua em parcerias estratégicas com influenciadores, cientistas, médicos e especialistas que trazem informação qualificada sobre diferentes assuntos, em especial, para realizar um trabalho educativo com os seguidores. De forma didática e simples, quem acompanha o conteúdo fica mais preparado para identificar uma Fake News e assegurar a confiabilidade do conteúdo.
Site
No portal do Saúde com Ciência é possível encontrar mais de 200 matérias sobre as mais diferentes narrativas enganosas. Nos textos, os temas são detalhados e cada Fake News é combatida com dados verificados, artigos científicos e explicações técnicas. Além disso, os leitores encontram as fontes de referência de cada matéria.
Para explicar a importância do programa, uma matéria divulgada em fevereiro de 2024, intitulada “É boato: ivermectina não é eficaz no combate à dengue”, foi replicada por diversos portais de notícias, nacionais e regionais, para levar à população informação de qualidade. Espalhar conteúdo enganoso sobre saúde pode levar diversas pessoas doentes a não procurar o tratamento adequado e, consequentemente, agravar o quadro de saúde.
No portal, os leitores também encontram o passo a passo de como denunciar um conteúdo falso em cada rede social e no whatsapp; informações de como identificar uma Fake News; campanhas de vacinação vigentes; e muito mais.
Chatbot
O Saúde com Ciência também tem um chatbot exclusivo para enfrentar a desinformação e levar conteúdo sério sobre a vacinação. Nele, os usuários podem tirar dúvidas sobre vacinas, desinformação, serviços do SUS e muito mais.
Educação midiática
Oferecer ferramentas para que as pessoas consigam analisar criticamente conteúdos em diversos meios e identificar uma desinformação também é um dos objetivos do programa.
Por isso, são realizados eventos em parceria com outras instituições para levar a educação midiática a grupos estratégicos que podem multiplicar esse conhecimento.

- Foto: Ministério da Saúde
Um exemplo de atuação neste sentido é a formação para representantes das áreas de comunicação e do jurídico do Executivo Federal. A ideia é sensibilizar os órgãos para a urgência e o caráter estratégico da integridade da informação e unir forças para minimizar os riscos da desinformação para as políticas públicas e a democracia do país.
Responsabilização
Outra frente de atuação do programa é encaminhar aos órgãos competentes a atuação ilegal de publicações na área da saúde para a uma investigação eficaz e responsabilização adequada. A partir da identificação do Saúde com Ciência, algumas ações de responsabilização já foram feitas como, por exemplo:
Saúde com Ciência
O programa Saúde com Ciência é uma iniciativa interministerial criada em 2023 para ajudar na defesa da vacinação, na valorização da ciência, no combate à desinformação e na entrega de informações íntegras à sociedade.
A estratégia é coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, com a parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação, e com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo atuação em diferentes frentes.