Notícias
MAIS ATENDIMENTOS
Carretas do Agora Tem Especialistas já realizaram mais de 113 mil procedimentos na Bahia
Mais de 113 mil procedimentos foram realizados pelas carretas do Agora Tem Especialistas em funcionamento na Bahia. As unidades móveis já atenderam cerca de 34 mil pessoas em 26 municípios baianos, com consultas, exames e cirurgias especializadas. Em todo o país, as 120 carretas do programa ultrapassaram 1 milhão de procedimentos, beneficiando 410 mil pessoas em 4.290 municípios. A previsão do Ministério da Saúde é chegar a 150 unidades móveis até o fim do ano, ampliando o acesso da população a serviços especializados.
“Quando levamos uma carreta para uma cidade, estamos levando o atendimento para mais perto de quem precisa e enfrentando diretamente a espera por consultas, exames e cirurgias. É o SUS indo até a população. Já são mais de 1 milhão de procedimentos realizados e filas inteiras que deixaram de existir em várias cidades. É isso que queremos ampliar cada vez mais com o Agora Tem Especialistas: fazer com que as pessoas esperem menos e tenham acesso mais rápido ao diagnóstico e ao tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Oito carretas estão em funcionamento no estado da Bahia, sendo cinco de Saúde da Mulher, localizadas nos municípios de Vitória da Conquista, Camaçari, Eunápolis, Seabra e Paulo Afonso; duas de Exames de Imagem, que atendem em Senhor do Bonfim e Santa Maria da Vitória; e uma de Oftalmologia, em Juazeiro.
Ao todo, 26 municípios baianos já receberam as carretas: Abaíra, Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
Filas zeradas em todo o país
As unidades no Brasil estão distribuídas entre 63 carretas de saúde da mulher, 42 de exames de imagem e 15 de oftalmologia. E esse trabalho já está ajudando a acabar com filas que, em muitos lugares, duravam meses. Em todo o Brasil, mais de 170 filas já foram zeradas em 88 municípios de 22 estados.
A estratégia permitiu encerrar a demanda represada por 170 procedimentos em 88 municípios de 22 estados. Por meio das carretas, os pacientes podem realizar consultas e exames necessários para a investigação e o acompanhamento de doenças. Entre os procedimentos realizados estão mais de 110 mil tomografias e 80 mil cirurgias de catarata nas unidades de oftalmologia.
Na área de saúde da mulher, as unidades oferecem mamografias, ultrassonografias e outros procedimentos para investigação de alterações relacionadas aos cânceres de mama e do colo do útero.
Os atendimentos são gratuitos e destinados a pacientes do SUS encaminhados e agendados pela rede pública de saúde. As unidades podem ser direcionadas para municípios e regiões com maior demanda por serviços especializados.
Ministério da Saúde