Notícias
ATENDIMENTO AMPLIADO
Ministério da Saúde vistoria obras e acompanha atendimentos da carreta de exames de imagem em Sergipe
Foto: Nádia Conceição/ MS
O Ministério da Saúde cumpriu, nesta sexta-feira (2), agenda em Sergipe para vistoriar o andamento de obras de novas unidades do SUS e acompanhar os atendimentos de atenção especializada à população. A comitiva foi liderada pelo secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jérzey Timóteo, e busca garantir o andamento contínuo de iniciativas que vão ampliar o acesso à saúde no estado.
Em São Cristóvão (SE), o representante do Ministério acompanhou os atendimentos da carreta de exames de imagem, que atende pacientes do município e região. A unidade móvel, estruturada com equipamentos de alta tecnologia e equipe multiprofissional, oferta tomografias e ultrassonografias para o diagnóstico precoce de doenças e definição de tratamentos.
São atendidos exclusivamente pacientes do SUS encaminhados pela secretaria municipal de saúde. Em todo o estado, oito municípios já receberam carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços de exames de imagem e saúde da mulher, como mamografias, ultrassonografias e até biópsias para o diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero. Já foram atendidas 4,1 mil pessoas e realizados 9 mil procedimentos.
"Estivemos nos últimos dias em quatro municípios do estado de Sergipe. São mais de R$ 500 milhões investidos em obras, equipamentos, veículos em todos os surdos. Hoje tivemos a oportunidade de visitar as obras na cidade de Aracaju, de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão; além da carreta de imagem que começou os seus trabalhos no dia de hoje em São Cristóvão. Vimos as obras acontecerem, subirem e muito em breve, em intervalo de seis a oito meses, vamos vê-las entregues à população sergipana".
Mais unidades de saúde, menos tempo de espera
Ainda em São Cristóvão, o secretário vistoriou obras de um novo Centro de Parto Normal (CPN), que está 60% construído. A unidade vai oferecer estrutura moderna capaz de garantir a melhor experiência de parto, como quartos individuais equipados para ter o parto dentro deles.
Banheiras, bolas e pilates, massagens e compressas quentes para alívio da dor sem uso de medicamentos e equipes multiprofissionais também serão disponibilizados na unidade. Iniciativa do Novo PAC Saúde, os novos CPNs terão 31 unidades em todo o país, impactando 6,10 milhões de pessoas.
O espaço reservado para a construção da futura Policlínica Regional do município também foi visitado. Na capital, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Renato Mazze Lucas foi visitada, acompanhando o funcionamento do serviço e o acolhimento aos usuários do SUS. A agenda também verificou o ritmo das obras das novas Unidades Básicas de Saúde de Nossa Senhora do Socorro.
SUS mais forte em Sergipe
Em todo o estado de Sergipe, o Novo PAC Saúde reúne 570 novos empreendimentos distribuídos por seus municípios, somando um investimento total de R$ 511,21 milhões destinados a obras, equipamentos e novos veículos.
Serão 70 novas obras de infraestrutura física — abrangendo 37 Unidades Básicas de Saúde, 11 CAPS, 3 Policlínicas, 2 Centros de Parto Normal, 2 Centros Especializados em Reabilitação (CER) e a nova Maternidade estadual, alcançando milhares de sergipanos.
Ministério da Saúde