Notícias
INTERNACIONAL
Em missão a Montevidéu, capital do Uruguai, Seaid reforça o compromisso com a integração regional e busca avançar projetos brasileiros no Focem
Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, delegação da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid), liderada pelo subsecretário de Organismos Internacionais e Desenvolvimento, João Luís Rossi, realizou missão à cidade de Montevidéu, no Uruguai. A agenda teve como foco o fortalecimento da cooperação técnica e institucional no âmbito do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), bem como a promoção de avanços concretos na carteira de projetos brasileiros.
Durante os três dias, os servidores da SEAID mantiveram uma série de reuniões com representantes da Unidade Técnica FOCEM (UTF), do FONPLATA – Banco de Desenvolvimento, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e da Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL (BRASALADI), além de interlocuções com organismos executores de projetos.
Além disso, a missão também acompanhou a comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) em reuniões técnicas com o CAF e o FONPLATA, a respeito do projeto para a ampliação da conectividade da Via Transcampesina com o Uruguai. Acompanhou, também, reunião técnica do representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS) com a UTF, para tratar de aspectos técnicos relacionados ao projeto “Modernização de Laboratórios de Agropecuária”, atualmente em fase de análise no âmbito do FOCEM.
A reunião com o Coordenador-Executivo da Unidade Técnica FOCEM (UTF), Luciano Severo, centrou-se nas discussões sobre o andamento dos projetos brasileiros em execução, em análise e em fase de elaboração. Além disso, a SEAID aproveitou o encontro para reforçar o compromisso institucional do Brasil com a renovação do FOCEM, tendo destacado os desafios da conjuntura atual e a importância de aprimorar os mecanismos de cooperação.
Já a reunião com a Presidente-Executiva do FONPLATA, Luciana Botafogo, e a Chefe de Carteira País do Uruguai no FONPLATA, Carolina Vera, focou exclusivamente na carteira de projetos brasileiros no âmbito do FOCEM. Foram abordados aspectos técnicos relacionados à estruturação, à tramitação e ao acompanhamento das propostas, com foco na melhoria dos fluxos operacionais e na troca de informações entre as equipes envolvidas.
A delegação manteve, ainda, reunião institucional com o Embaixador Antônio Simões, Representante do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL. A conversa teve como foco a renovação do FOCEM, seus aspectos orçamentários e fiscais e a construção de uma nova fase do fundo, voltada à promoção da cooperação entre os Estados Membros e à redução efetiva das assimetrias regionais, reafirmando o papel do Brasil como articulador de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integrado no Mercosul.
De forma geral, a missão da SEAID foi marcada por avanços na articulação técnica, no alinhamento de procedimentos e no reforço do compromisso das partes com a integração regional. O MPO segue empenhado em garantir que os investimentos contribuam para uma América do Sul mais integrada, justa e próspera.
Projetos brasileiros no FOCEM
A retomada da participação brasileira no FOCEM, após a regularização dos compromissos financeiros em 2023, permitiu ao país apresentar oito novos projetos voltados ao desenvolvimento regional, com foco em infraestrutura, saneamento, inovação e inclusão social. Três desses projetos já estão em execução, enquanto os outros cinco estão em fase de preparação ou de análise.