Notícias
COP30
Ministério do Planejamento e Orçamento apresentará o Programa Rotas de Integração Sul-americana na COP 30
Durante a COP 30, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SEAI), participará, na segunda-feira (17/11), do Painel “Construindo Sistemas de Transporte Resilientes ao Clima: Impulsionados por Dados Geoespaciais”. O painel é organizado em conjunto pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL). A contribuição do MPO se dará na apresentação do piloto do Observatório de Infraestrutura Sul-Americana, gestado a partir de proposta do MPO e Ministério das Relações Exteriores (MRE) aos demais países da América do Sul no âmbito da Rede de Infraestrutura e Transportes do Consenso de Brasília.
Trata-se de uma plataforma digital de acesso público que reunirá informações atualizadas para permitir um planejamento integrado e sustentável sobre transporte e logística na América do Sul. Entre as funcionalidades previstas estão a disponibilização georreferenciada não só de redes de transporte multimodais, mas também de áreas de conservação, terras indígenas e territórios de povos e comunidades tradicionais, nos países da região. Além disso, estão sendo idealizadas funcionalidades como Simulador de Gases de Efeito Estufa, projetado para calcular, de forma prática e precisa, o volume de CO₂ fóssil em toneladas gerado pelas operações de transporte na América do Sul. O Observatório incorpora uma nova forma de pensar o planejamento de projetos e rotas, não só na Amazônia, mas na América do Sul em geral, de forma integrada com base em dados consistentes para embasar decisões estratégicas e avançar em práticas de transporte mais sustentáveis e políticas de infraestrutura mais resilientes.
Na terça-feira (18/11), o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SEAI), também participará do Painel “Guianas 2030: A Fronteira Geopolítica da Cooperação Climática e da Inovação Amazônica” no Hub do Consórcio da Amazônia Legal. Na ocasião, será apresentada a Rota 1- Ilha das Guianas, que conecta os estados de Amapá e Roraima, e parte do território do Amazonas e do Pará, com a Guiana, Suriname e a região da Guiana Francesa.
O desenho do Programa Rotas de Integração e a criação do Observatório de Infraestrutura da América do Sul evidenciam o compromisso do Ministério e do governo federal com a reinserção do país na região e com a agenda ambiental. O MPO demonstra alinhamento às metas climáticas e do reforço à credibilidade do Brasil como protagonista na governança sobre mudanças do clima. As iniciativas se enquadram nos princípios do Consenso de Brasília: impulsionar a integração regional, promover o desenvolvimento sustentável, e fortalecer a credenciais de sustentabilidade da América do Sul no cenário internacional.
Programa Rotas de Integração Sul-Americana
O Programa Rotas de Integração Sul-Americana foi concebido pelo MPO a partir de uma demanda do Presidente, consolidada no Consenso de Brasília, quando líderes da América do Sul retomaram a agenda de integração regional. Composto por cinco rotas prioritárias, o projeto foi elaborado após consulta aos estados brasileiros e tem como objetivo reduzir custos logísticos, encurtar distâncias e ampliar a competitividade do comércio exterior brasileiro. Três das Rotas de Integração passam pelo território da Amazônia. Rota 1 - Ilha das Guianas: Conecta estados do norte do Brasil (Roraima, Amazonas, Pará e Amapá) com Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela. Rota 2 - Amazônica: Liga o estado do Pará e Amazonas via rios a portos da Colômbia, Peru e Equador. Rota 3 - Quadrante Rondon: Liga estados como Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso com a Bolívia e o norte do Chile (por meio de portos).
Serviço MPO na COP30
- Segunda-feira (17/11/2025) - 16:45 às 18:15 – Evento: Building climate-resilient transport systems: Empowered by geospatial data (Construindo sistemas de transporte resilientes ao clima: impulsionados por dados geoespaciais.) Local: Pavilhão Blue Zone.
- Terça-feira (18/11/2025) - 9:30 às 11:45 - Evento: Guianas 2030: A Fronteira Geopolítica da Cooperação Climática e da Inovação Amazônica Local: Hub Consórcio Amazônia Legal, CAL Hub, Green Zone.