Notícias
Secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos, Sergio Firpo, deixa cargo
O secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos (SMA) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Sergio Firpo, deixa o cargo na próxima segunda-feira (05/05). Ele esteve à frente da Secretaria desde a recriação do Ministério, em janeiro de 2023, e a saída ocorre a pedido. Firpo foi responsável por estruturar a Secretaria com foco na avaliação e acompanhamento de políticas públicas e na revisão de gastos, compromisso assumido com a ministra Simone Tebet.
“Meu compromisso com a ministra Tebet foi o de estruturar uma área dentro do MPO que contribuísse para fortalecer a agenda de avaliação no executivo federal e desenvolvesse instrumentos para o aprimoramento contínuo da qualidade do gasto público. Após mais de dois anos de trabalho, percebo que fizemos importantes avanços nessa direção.”, afirmou Firpo.
Durante seu tempo à frente da SMA, Firpo implementou inovações em processos no Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas (CMAP), focando no aprimoramento das políticas públicas. Entre as iniciativas, destacam-se a realização de avaliações executivas, a criação da função de coordenador técnico de avaliação, a reformulação dos critérios de seleção de políticas, o desenvolvimento de metodologias avaliativas sensíveis a questões de raça e gênero, e o aprimoramento na comunicação dos resultados.
A equipe da SMA, sob a liderança de Firpo, introduziu avaliações ‘ex-ante’ de diversas políticas, e a elaboração de planos de monitoramento e avaliação. Além disso, inovações no processo de revisão de gastos foram implementadas, incluindo a formalização de metodologias de cálculo das economias derivadas de revisões, que foram integradas ao ciclo orçamentário por meio do Plano de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
Sobre a saída do Secretário, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou: “Registro meu agradecimento a Sérgio Firpo pelo reconhecido trabalho à frente da Secretaria de Revisão de Gastos. Ao longo de dois anos e meio, sua dedicação foi fundamental para o aprimoramento da qualidade do gasto público e da eficiência dos serviços à população. Gastar de forma eficiente os recursos dos contribuintes em projetos que são essenciais para a proteção de segmentos mais vulneráveis da economia é uma das tarefas mais importantes dos governos. Desejo-lhe pleno êxito em seus novos desafios”.
A saída de Firpo da SMA coincide com seu retorno como docente ao Instituto de Ensino e Pesquisa Insper. O secretário-adjunto, Wesley Matheus de Oliveira assume, como substituto, o comando da Secretaria.