Notícias
Operação PF
PF prende suspeito por crime de abuso sexual infantojuvenil na internet
- Foto: Arquivo
São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19/5), mais uma fase da Operação Mujaki, voltada à repressão de crimes de posse, de compartilhamento e de produção de material de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas cidades paulistas de São Paulo e de Guarulhos, resultando na prisão em flagrante de um dos investigados, surpreendido com material digital de abuso sexual infantojuvenil.
Durante diligências, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos pertencentes aos investigados. Os materiais serão encaminhados à perícia para análise e para aprofundamento das investigações.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
E-mail: scs.srsp@pf.gov.br
Telefone: (11) 3538-5013
Instagram: @pfsaopaulo