Notícias
Ação PF
PF prende suspeito por crime de abuso sexual infantojuvenil em Sorocaba/SP
- Foto: Imagem Ilustrativa
Sorocaba/SP. A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (26/3), um homem investigado por crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e de adolescentes, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Sorocaba/SP.
A investigação teve início após o recebimento de informações indicando que o suspeito estaria armazenando e compartilhando, pela internet, arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil.
Durante o cumprimento da ordem judicial, foi localizado material com violência sexual infantojuvenil. Diante da situação de flagrante, o investigado foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Federal.
Também foram apreendidos computadores e aparelhos celulares, que serão submetidos à perícia técnica, com o objetivo de aprofundar as investigações e de identificar possíveis conexões com outros envolvidos.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo "pornografia" ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou "violência sexual de crianças e adolescentes", por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
Comunicação Social
Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba/SP
gab.sod.sp@pf.gov.br
@pfsaopaulo